Os bichos estão soltos na moda
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Diogo Cavazotti<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Tudo indica que a moda do verão 2011 irá reeditar as estampas de bichos. Elas fizeram sucesso no ano passado e voltaram a aparecer nas ruas europeias no meio do ano. Porém, além das roupas, os animais também aparecem em gargantilhas, pulseiras, brincos e até nas unhas. O estilo não tem idade e pode ser visto tanto nas adolescentes interadas no universo pop, como nas mulheres maduras, que preservam o gosto por uma leve ousadia no jeito de se vestir.
No decorrer do primeiro semestre de 2010, as lojas ficaram cheias de peças com estampas de zebras, cobras, onças, elefantes e jacarés. O principal motivo, segundo apontaram os estilistas, foi a Copa do Mundo na África do Sul. Após os jogos acabarem a tendência também atingiu os acessórios. Algumas marcas apostaram neste segmento desde o verão do ano passado.
A designer de joias Maria Dolores ampliou a coleção que já fez sucesso no final de 2009. Gargantilhas com pingentes de passarinho, coruja, pavão, borboleta, beija-flor e joaninha voltam neste ano, com variações de cores. Os produtos são feitos em metal banhado a ouro e prata e adornados com pedras brasileiras, como cristais, quartzo, ônix e turquesa.
''Tivemos uma ótima saída desses produtos. As clientes ainda pedem muito. Por isso criamos novas opções. Esses materiais são usados tanto por adolescentes quanto por mulheres maduras. Costumo dizer que fiz as peças para pessoas de espírito jovem'', conta Maria Dolores. O preço dos produtos varia entre R$ 95 e R$ 390.
A busca por acessórios marcantes cresce no verão, já que o corpo fica mais exposto. Blusas decotadas e mangas curtas abrem espaço para pulseiras e gargantilhas de tamanho maior. Na coleção de Maria Dolores, ainda é possível encontrar bijuterias com formato de coroas, chaves, caveiras e símbolos da sorte, como um pingente com sal grosso dentro.
®MDNM¯Unhas decoradas
Nas mãos, não são apenas os aneis que podem aproveitar a tendência de referências a animais. As unhas decoradas entram na onda e aproveitam para se destacarem com pinturas de zebra e tigre. O enfeite é realizado com esmaltes especiais, mas o resultado depende muito da qualidade da manicure.
Marinês Almeida, que trabalha no Salão Pin Up, em Curitiba, costuma fazer a unha de tigresa com um esmalte dourado. Por cima, cria os detalhes em preto e ainda joga purpurina para dar brilho. Na opção de zebra o processo é o mesmo, apenas trocando o esmalte dourado pelo branco. Quando trabalhou no Rio de Janeiro, a manicure era especialista em desenhar animais, como cachorro e beija-flor, nas unhas das clientes.
Para quem acha que fazer detalhes nas unhas é exagero, saiba que algumas cantoras internacionais do universo pop, como Katy Perry e Rihanna, são adeptas do estilo e colocaram há algum tempo as garras de fora em estilo zebra e tigre. Basta vontade, e uma boa dose de estilo, para aproveitar os rumos da tendência deste verão.


