Entidades representativas da sociedade civil organizada e órgãos ligados ao desenvolvimento de Londrina, à Câmara Municipal e à Prefeitura assinaram, nesta segunda-feira (3), o Pacto pelo Desenvolvimento de Londrina, que representa o compromisso dos signatários com projetos essenciais e urgentes para a recuperação e estímulo da economia local e geração de empregos no cenário de pandemia da Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Órgãos e entidades firmam Pacto pelo Desenvolvimento de Londrina
| Foto: Emerson Dias/Prefeitura de Londrina

Por meio da assinatura do documento, 24 órgãos e entidades se comprometem a colaborar na elaboração de planejamentos estratégicos e diretores e a monitorar a implantação das medidas a longo e médio prazos.

São cinco os projetos estruturantes que integram o pacto: Retomada da Economia, Plano Diretor, MasterPlan, Concessões e Infraestrutura e Ecossistema de Inovação.

Por meio do documento, as entidades e órgãos signatários se comprometem a apoiar e acompanhar a implantação das medidas propostas pelo Sebrae e pelo Núcleo de Desenvolvimento Empresarial no Plano de Retomada da Economia, bem como a buscar parcerias estratégicas e recursos para viabilização das ações do Plano, contratado pela Prefeitura de Londrina.

Os signatários também asseguram que vão direcionar esforços para aprovação do Plano Diretor da cidade e de suas leis complementares ainda no ano de 2021, e a participar de forma consistente da elaboração já em curso do Planejamento Estratégico da cidade (MasterPlan), assim como zelar para que as ações nele contidos sejam executadas até 2040.

No pacto, as entidades e órgãos também prometem acompanhar a concessão e duplicação de rodovias pedagiadas no Norte do Paraná; a implantação do Contorno Norte nos primeiros três anos de concessões; a duplicação das duas rodovias que nos ligam ao estado de São Paulo; a proposta de implantação de mais um posto de pedágio da PR 445 no município; e a implantação da concessão do Aeroporto de Londrina.

Em relação ao Ecossistema de Inovação, os signatários se obrigam ainda a apoiar o seu fortalecimento; a organizar parcerias e a viabilizar a implantação e o gerenciamento do Centro de Inovação de Londrina (Tecnocentro); a unir esforços para captar e atrair novas empresas do setor; desenvolver e reter talentos criadores e empreendedores em Londrina; a apoiar as dez governanças setoriais constituídas na cidade e suas ações e eventos; e a dar suporte à formulação de políticas públicas e legislação que incentivem e facilitem a inovação no município.

O prefeito Marcelo Belinati afirmou que o pacto representa uma "lapidação" e "formalização" do trabalho que já vinha sendo realizado. "Todas as entidades, instituições, Prefeitura, Câmara, todos estarão imbuídos no intuito de fazer que Londrina cada vez mais cresça, se desenvolva e gere emprego, renda e qualidade de vida para a população. Isso dá certeza que, para o futuro, independentemente de quem esteja na administração, Londrina terá um rumo a seguir nos próximos 30 anos com planejamento, organização e essa união da população."

Segundo Márcia Manfrin, presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), com o Pacto, as entidades signatárias assumem o compromisso de contribuir com projetos que fazem frente aos impactos da pandemia e com o planejamento estratégico da cidade.

"Temos um objetivo em comum, que é o de fazer com que Londrina evolua em todos os eixos possíveis. As ações que vêm sendo articuladas, como o Plano de Retomada e o Masterplan, caminham nesta direção e nos mostram que não há nada mais poderoso do que a união de forças", ela comenta. "Assumimos o compromisso de contribuir com todos os projetos que visam potencializar reações positivas frente aos impactos da pandemia, e também o de continuar atuando firmemente na elaboração de planejamentos estratégicos que vão de encontro a um crescimento sustentável de Londrina. É um orgulho muito grande para a Acil poder estar entre as esferas representativas que estão trabalhando ativamente na construção de uma cidade cada dia mais desenvolvida. Esse é o nosso papel."

Representando o Comitê Integrado pelo Desenvolvimento da cidade, o superintendente do Grupo Folha, José Nicolás Mejía considerou o pacto importante para projetar a curto, médio e longo prazo medidas para ajudas empresas e famílias nesse momento de pandemia. "Desenvolvimento é a bandeira que sempre trabalhei em Londrina e sei do potencial da cidade. Temos que trabalhar juntos, tanto a iniciativa privada quanto o poder público, para conseguir fazer um planejamento, resgatar empresas e pessoas e projetar a Londrina que a gente quer."

Confira a lista de signatários do Pacto:

Prefeitura do Município de Londrina;

Câmara Municipal de Londrina;

Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL);

Sociedade Rural do Paraná (SRP);

Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon);

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (SINDIMETAL);

Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (SINCOVAL);

Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL);

Fórum Desenvolve Londrina; Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná (TI Paraná);

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel);

Londrina Convention Bureau;

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL);

Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel);

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC);

Serviço Social do Comércio (SESC);

Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (SENAI);

Sistema Nacional de Emprego (SINE);

Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL de TI) de Londrina e Região;

Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP);

Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (SINCOLON);

Sindicato dos Trabalhadores do setor do Vestuário (SINTVEST);

Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, meios de Hospedagem e Gastronomia, Turismo e Hospitalidade de Londrina e Região (Sindehotéis);

Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Norte do Paraná (SINDIPANP).