Organizadores e assessores que atuam no setor de promoção de eventos em Londrina se uniram por meio da campanha ‘Não cancele seus eventos. Remarque’, numa tentativa de evitar prejuízos ainda maiores para a economia local em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus. A campanha é promovida pelo Núcleo de Organizadores e Assessores de Eventos de Londrina, criado há 5 anos com o apoio da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina).

A participante do núcleo, Mity Shiroma, ressalta que a falta da realização de eventos impacta diretamente no orçamento de fornecedores e parceiros. Com o adiamento, seria possível recuperar boa parte da renda já estimada pelos organizadores.

“Nesse momento, a vida das pessoas é prioridade, mas nosso segmento foi diretamente afetado. Fazemos parte do início de uma cadeia produtiva que, normalmente, começa pelos organizadores. A partir daí, entramos em contato com fornecedores e parceiros da área. Vimos que tínhamos que fazer algo pelo nosso setor. A primeira ideia foi investir nessa campanha para que todos abracem essa causa. A indústria de eventos é uma das maiores, movimenta a economia e gera empregos”, lembra.

Em meio ao isolamento social recomendado para evitar o aumento no número de casos da doença covid-19 surgiu também uma corrente de apoio entre os envolvidos no setor. Conforme Shiroma, muitos empresários ampliaram as possibilidades de datas e horários para a realização dos eventos, além da flexibilidade nos pagamentos.

“Um evento, por menor que seja, envolve vários profissionais e empresários. Nesse momento, os próprios profissionais estão indicando seus parceiros quando há eventos transferidos para a mesma data. Está sendo criada uma corrente de solidariedade. Nesse período estão surgindo novos projetos, novas ideias e tenho certeza que os eventos remarcados serão realizados até melhor do que o planejamento inicial”, garante.

A presidente do Londrina Convention Bureau, Daiana Lopes, afirma que a campanha é necessária para dar fôlego ao setor. A associação deve iniciar, na próxima semana, uma pesquisa sobre a quantidade de eventos adiados e cancelados na cidade para ter uma dimensão do impacto econômico ocasionado pela pandemia.

Segundo ela, os números nacionais apontam para o adiamento de 894 feiras dos mais diversos setores e o cancelamento de 172 eventos nesse formato.

“O que a gente imagina é que os casamentos, por exemplo, e as formaturas serão adiadas e não canceladas. Acho que o número de cancelamentos relacionados a eventos sociais será menor. Talvez as pessoas optem pela realização de eventos um pouco mais baratos, mas são alternativas que precisam ser pensadas”, explica. Representantes do setor estimam R$ 80 bilhões de prejuízos em todo o país.