A Operação Papai Noel, realizada pelo Procon de Londrina, autuou 47 estabelecimentos comerciais da cidade. A ação, que teve início na segunda-feira (12) e terminou ontem (14), fiscalizou 100 estabelecimentos espalhados pela área central e em diversos bairros de Londrina.

Segundo o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior, o aumento no número de estabelecimentos autuados foi recebido com surpresa, já que o núcleo de defesa do consumidor avisou sobre a operação.

Entre as principais causas das autuações, o coordenador destaca a ausência de preço nos produtos, falta do código do consumidor no estabelecimento e disponibilização de crédito nas lojas com máquinas para cartão, além da recusa de trocas para produtos comprados.

Após o recebimento do auto de infração, as lojas autuadas terão 10 dias para apresentar defesa, que será analisada. Os estabelecimentos podem ou não ser multados. A multa é calculada conforme a receita bruta do estabelecimento.

mockup