A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação (SPVS) é uma organização não-governamental criada em 1984, por um grupo de profissionais da área de biologia e ciências agrárias de Curitiba. A SPVS desenvolve projetos na área de pesquisa e educação ambiental com o objetivo de promover e apoiar a conservação de ecossistemas.
Segundo a diretora técnica da SPVS, Bernadete Lange, a Ong já trabalhou com projetos em diversas regiões do Paraná e de outros Estados. Com apoio financeiro de empresas estatais e privadas, fundações nacionais e internacionais, a SPVS já realizou projetos como: Levantamento de vertebrados na Área Especial de Interesse Turístico do Marumbi; Recuperação de áreas degradas pela exploração de xisto em São Mateus do Sul.
Há seis anos a SPVS desenvolve o Plano Integrado de Conservação para a região de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná. O trabalho é realizado numa área de 313 mil hectares, formados por estuários, ilhas, mangues, planície litorânea, serra, planalto, e com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes. ‘‘O trabalho na região envolve toda a população local no processo de preservação. As pessoas que vivem lá tiram seu sustento da pesca e do extrativismo da floresta. Elas estão fazendo isso de forma racional, para preservar a sustentabilidade do local’’, diz.
A região abriga a maior área continua de remanescentes da floresta tropical brasileira, e faz parte da primeira reserva da biosfera criada pela Unesco.
Bernadete afirma que a idéia de se produzir o Manual para Recuperação de Reserva Florestal surgiu do trabalho realizado com pessoas de áreas degradadas. ‘‘Os proprietários de área devastadas desconheciam como fazer uma recuperação adequada de reservas florestais. O manual vem para preencher esta necessidade, com uma linguagem simples e prática’’, comenta.
Ela diz que o projeto do manual foi aprovado e financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal. Na primeira edição foram publicados três mil exemplares do manual. Uma nova edição já está sendo rodada: são mais 10 mil exemplares. Bernadete diz que a publicação está à disposição de todos os produtores em cooperativas e sindicatos rurais. A ong também vai buscar convênios com outras instituições que representam o produtor rural, como Faep, Fetaep e sociedades rurais, para que a publicação chegue ao maior número possível de proprietário rurais. A distribuição é gratuita, e o manual também pode ser adquirido na sede da SPVS: Rua Gutenberg, 345 - Batel, Curitiba, ou pelo fone (041) - 242-0280.

mockup