A onda de calor que atinge Londrina desde o último domingo (17) animou alguns setores do comércio. Na última semana de inverno, o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) prevê temperaturas em elevação gradual para a Região Norte, ultrapassando os 40 graus no próximo final de semana. Distribuidores de gelo, água mineral e bebidas e lojas de eletrodomésticos estão otimistas e apostam em um crescimento de até 40% nas vendas nos próximos dias.

De olho nos termômetros e na previsão do tempo, o proprietário da Gelo 1001, Misael Nabarro, mantém a produção de gelo em 80 toneladas diárias para atender os municípios do Norte, Norte Pioneiro e Noroeste paranaense, mas nos próximos dias espera um crescimento entre 30% e 40% nas vendas do produto. “A gente está vindo de um final de semana bem quente e agora o tempo firmou e deve esquentar mais. É um calor atípico. Ainda estamos no inverno, mas estamos torcendo para a previsão se confirmar.”

LEIA TAMBÉM:

- Temperaturas altas: Sesa alerta para cuidados com a saúde
- Fim do inverno: temperaturas podem chegar a 40° em Londrina

Proprietário da H2O, distribuidora de água mineral, Maxsuel Florindo observou uma tendência de elevação nas vendas há duas semanas que agora começa a se concretizar. “A nossa expectativa é que aumentem, o calor e as nossas vendas, na semana que vem, com as temperaturas em torno dos 40 graus. Aumentamos nosso estoque em 30% para atender a demanda mesmo sabendo que em Londrina a gente pode viver várias estações do ano em um mesmo dia ou semana”, disse.

Na atividade desde 2019, o comerciante lembrou que todos os anos acontece um pico de calor fora de época, mas avalia que neste ano, o aumento das temperaturas está mais intenso. “E temos percebido que as pessoas estão mais conscientes sobre a necessidade de tomar bastante água e o consumo, graças a Deus, vem crescendo.”

Se durante o dia o gelo e a água ajudam os londrinenses a aplacarem o calor, à noite o jeito é recorrer a ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Gerente de uma das filiais da Móveis Brasília em Londrina, Alexandre Gomes notou que a semana começou com alta na procura por esses dois itens. Entre os ventiladores, os modelos de mesa são os mais requisitados. Já entre os modelos de ar-condicionado disponíveis, todos têm boa saída, dependendo do quanto o cliente está disposto a desembolsar. “Temos estoque para atender o aumento da demanda que já é esperada para esse período do ano”, comentou o gerente.

Durante o dia, o gelo e a água ajudam os londrinenses a aplacarem o calor
Durante o dia, o gelo e a água ajudam os londrinenses a aplacarem o calor | Foto: Roberto Custodio

Quem foi pego de surpresa pelo forte calor e não pode investir neste momento na compra de um novo ventilador ou ar-condicionado, o jeito é se virar com o que já tem. As lojas que oferecem assistência técnica a esses aparelhos também viram crescer os pedidos de orçamento. “Faz umas duas semanas que começaram a aumentar os pedidos de conserto de ventiladores. Tem gente que traz dois ou três aparelhos de uma só vez. Alguns trazem para fazer uma limpeza, outros para reparos no motor, mas a maioria dos orçamentos é para troca de hélices quebradas. Geralmente compensa fazer o conserto em vez de comprar um novo, sai bem mais em conta. Muitas pessoas também procuram por aparelhos usados, mas agora é mais difícil montar os ventiladores porque o volume de pedidos de conserto aumentou bastante”, disse a proprietária da Eletrovi, Ivana Vizoni.

PREVISÃO DO TEMPO

A primavera começa no próximo sábado (23), mas nos dias que antecedem a chegada da nova estação, os termômetros deverão registrar temperaturas típicas de verão, com mínimas acima dos 20 graus e a máxima chegando aos 39 graus na sexta-feira (22).

Para o primeiro final de semana da primavera, o Simepar prevê mínima de 24 graus e máxima de 42 graus no domingo (24). E o calor aumenta ainda mais na segunda-feira (25), quando o dia já deverá começar bem quente, com 26 graus, chegando a 43 graus no meio da tarde.

E para quem espera uma chuva para amenizar o calorão, a previsão meteorológica não é nada animadora. Pelo menos até o dia 3 de outubro, o céu no Norte do Estado deverá permanecer ensolarado e sem nuvens. E é no dia 3 que a temperatura deverá bater o recorde no período, com a máxima prevista de 44 graus.