Oferta de serviços é grande e qualidade ruim
O cidadão liga para o consultório médico e marca a consulta para um determinado dia e horário. Ao chegar ao consultório no dia e na hora marcada, descobre que de nada adiantou o agendamento antecipado da consulta. Ele será obrigado a ficar um bom tempo esperando sua vez para ser atendido.A maioria das pessoas já passou por esta situação pelo menos uma vez.
Outra situação comum é o famoso 0800. Poucas são as pessoas que não tiveram problemas quando precisaram buscar informações através do 0800 de algumas empresas. Não é nada agradável ficar 15, 20 e até 30 minutos no telefone falando com uma máquina que testa insistentemente a paciência do consumidor.
Até a metade do século passado a oferta de serviços era praticamente insipiente no Brasil. Com a abertura econômica ocorrida nos anos 80 e as privatizações nos anos 90 a oferta de serviços de todos os tipos cresceu assustadoramente. Nos últimos anos houve uma verdadeira explosão no segmento de prestação de serviços. Da telefonia fixa que atinge praticamente todo o país, dos celulares que já são mais de 90 milhões à transmissão de dados pela internet, até os serviços mais simples, como o cabeleireiro, manicure, à recolocação profissional.
Só uma coisa não cresceu na mesma proporção da oferta, a qualidade dos serviços prestados. Com raras exceções a qualidade dos serviços no Brasil deixa muito a desejar. Porém, também este segmento da economia terá que se enquadrar aos novos tempos. A população, depois da criação do Código de Defesa do Consumidor, está muito mais exigente, busca qualidade, preço e atendimento adequado.
Antes a economia era dividida praticamente entre a indústria e o comércio. Hoje a prestação de serviços é um segmento importante, que gera milhões de empregos, porém a falta de qualidade na prestação de serviços é clara, explica o professor da Universidade Estadual de Londrina, Claudenir Tarifa Lembi.
Segundo ele, há muito o que melhorar e os profissionais liberais e empresas que não se atentarem para isso vão perder clientes e correm o risco de até fecharem suas portas. Hoje quando você deixa seu carro em uma oficina de qualidade, você o recebe na hora determinada, lavado e no dia seguinte uma funcionária ainda liga para você para saber se o atendimento foi bem feito, se você está satisfeito se o carro foi entregue como
e quando você queria. Isto é respeito ao consumidor. Hoje o consumidor está pegando gosto pela qualidade, quem não se enquadrar, terá problemas, alerta Lembi.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoria, Perícias e Contabilidade de Londrina (Sescap-Ldr), José Ribeiro, não há mais volta. A entidade representa vários segmentos de empresas de serviços,A busca pela qualidade no atendimento tem que ser incessante. Isto serve para todos os tipos de serviços. O médico precisa entender que o paciente é cliente dele e a operadora de telefonia também. O contador também é um prestador de serviços. O novo Código Civil diz que o contabilista é responsável solidário da empresa. Então, não basta apenas lançar as informações recebidas das empresas nos livros. Ele tem a responsabilidade legal de que aquelas informações estão corretas. O contabilista tem a obrigação de assessorar e alertar o seu cliente quando algo está em desconformidade com a legislação. Se o empresário não quiser trabalhar dentro da lei, o contabilista não deve atendê-lo, comenta Ribeiro.
O professor Claudenir Lembi comenta que as empresas hoje são quase um livro aberto para a fiscalização. O fisco sabe tudo das empresas. Se a empresa lança um faturamento de R$ 10 mil por mês e na conta bancária dela passam R$ 100 mil, a Receita sabe. Hoje a fiscalização é virtual. O fiscal faz os cruzamentos de informações e nem precisa ir na empresa. Ele pode, inclusive, enviar uma multa virtual para o empresário, alerta Lembi.
Segundo Ribeiro, os contabilistas precisam estar se aprimorando sempre para prestar um bom serviço e faz um lembrete aos donos de empresa que buscam sempre um serviço mais barato. Barato e caro são conceitos relativos. Barato é quando o serviço é bem feito e deixa o cliente satisfeito. Quando a empresa procura serviços olhando apenas no preço, o barato pode sair muito caro, diz Ribeiro.
Fonte: Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoria, Perícias e Contabilidade de Londrina (Sescap-Ldr).





