O tema ‘‘Ocupações Rurais Não-agrícolas’’ será debatido, em Londrina, entre os dias 17 e 19, terça a quinta-feira, por técnicos da ONU, FAO, Cepal, UFRRJ, Unicamp e Iapar, durante evento técnico entitulado ‘‘Oficina de Atualização Temática’’. Haverá palestras interessantes como ‘‘As Mudanças no Comportamento da Família Rural’’, pela professora Maria José Carneiro da UFRRJ, e ‘‘Avanços da Globalização, Políticas Públicas e a Nova Realidade’’, pelo professor José Graziano da Silva, da Uncamp.
O evento é uma promoção do Programa Cooperativo de Desenvolvimento Rural (Procoder) do Cone Sul e Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) e organizado pelo Iapar - Área de Sócio-Economia.
Fenômenos recentes que estão mudando o perfil sócio-econômico da população rural e urbana são temas de palestras como a do pesquisador Mauro Del Grossi, do Iapar: ‘‘A Expansão Recente das Ocupações Rurais Não Agrícolas’’ (ORNAs).
A professora Martine Dirven, da Onu/Cepal, abordará o ‘‘Emprego Agrícola e não Agrícola na América Latina’’. E o doutor Alexander Schejtman, da Fao/RLC, falará sobre o ‘‘Emprego Rural Não-agrícola e os Projetos como Política Rural’’.
Mauro Del Grossi também abordará as dinâmicas geradoras das ORNAs e o ‘‘novo rural’’. Dinâmicas vinculadas às atividades agrícolas; dinâmicas vinculadas às atividades não-agrícolas. A relação entre as dinâmicas e o entorno social. A composição do ‘‘novo rural’’. - Reafirmar a importância da diversificação econômica em curso no meio rural.
O pesquisador Antônio Carlos Laurenti, do Iapar, falará sobre ‘‘Diferenciação dos Agricultores Familiares via Terceirização da Execução dos Trabalhos Agrários Diretos’’.
Além das palestras haverá debates e ‘‘comunicações técnicas’’, uma delas sobre a experiência do Paraná com as Vilas Rurais, por Humberto Malucelli, da Secretaria da Agricultura. Informações 43 376-2249. E-mail: [email protected] ou website:www.pr.gov.br/iapar.