Ocepar lança software para produtores
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de janeiro de 1997
Elvira Fantin Sucursal de Curitiba 
Arquivo FolhaPlanejamentoCosta: Produtor poderá avaliar seu desempenho, e saber se é competitivo
Os produtores rurais do Paraná terão, a partir do próximo mês, um novo instrumento para o gerenciamento de suas atividades. É o SAP - Sistema de Acompanhamento de Propriedades - que será lançado em conjunto pela Organização das Cooperativas, a Federação da Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O SAP é um software inédito no Brasil que gera o custo de produção, o balancete, o resultado, o relatório de desempenho, os indicadores e o relatório de atividades da propriedade. Com isso o produtor tem condições de avaliar se a sua atividade foi positiva ou negativa e se ele está sendo competitivo em relação aos demais , destaca Nelson Costa, gerente do departamento econômico da Ocepar. De acordo com ele, se a atividade está sendo negativa o programa permite identificar onde estão as falhas e dá indicações de como corrigí-las.
Costa acredita que o software será um indutor de modernidade no processo de administração rural. A introdução deste programa deve estimular o produtor a se organizar, guardando notas fiscais para saber exatamente quanto está gastando com a atividade e o retorno que ela está dando, prevê.
A partir do lançamento do programa, a Ocepar, a Faep e o Senar vão oferecer um treinamento para os técnicos que irão trabalhar com o programa. A previsão é treinar 600 técnicos das cooperativas, além de técnicos de outras instituições. Depois do treinamento, o profissional vai receber o disquete com o programa que poderá ser aplicado em qualquer propriedade rural, independente do tamanho ou atividade desenvolvida.
A Ocepar garante que o SAP é acessível a qualquer produtor, desde o grande que já tem um computador e já acompanha de forma mais profissional a produção, até aquele que nunca teve acesso à informática. Ao contrário do que se imagina, o produtor não terá que dispor de um computador para usufruir dos benefícios do sistema, informa Costa. Segundo ele, o técnico é que terá que ter o equipamento e a partir daí utilizar os dados fornecidos pelos produtores. Há previsão de que cada técnico possa atender entre 50 e 150 produtores.
O agricultor terá que fornecer alguns dados ao técnico para que ele possa alimentar o programa, como a cultura implantada, os gastos, o inventário da propriedade (máquinas, equipamentos, terra, etc). Se o produtor não tiver todas as informações sobre os gastos, o software permite que se faça um cálculo estimativo já que o próprio programa dispõe de planilhas de custos de insumos agrícolas.
A previsão da Ocepar é de nos próximos quatro a cinco anos envolver praticamente toda a população rural no sistema. O SAP foi desenvolvido durante um ano e foi baseado no SAC - Sistema de Acompanhamento de Cooperativas -, desenvolvido pela Ocepar há cinco ano. Hoje o SAC já é usado por cerca de 50 cooperativas e os resultados são satisfatórios, informa Nelson Costa.


