Uma resolução anterior do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) havia tornado obrigatório o uso desse tipo de extintor a partir de 1º de janeiro. A exigência provocou uma corrida às lojas. Agora, a data foi prorrogada para 1º de abril.
O extintor ABC apaga incêndio em materiais sólidos como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos. O equipamento substitui o extintor BC, que apaga apenas incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e em combustíveis líquidos – óleo, gasolina e álcool –, materiais também contemplados pelo extintor do tipo ABC.
Circular sem o equipamento constitui infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação. Desde 2005, os carros novos produzidos no Brasil saem de fábrica com o extintor recomendado. (A.B.)

mockup