O novo golpe do QR Code
Criminosos estão cada vez mais utilizando recursos tecnológicos para fazer mais vítimas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 20 de setembro de 2023
Criminosos estão cada vez mais utilizando recursos tecnológicos para fazer mais vítimas
Larissa M. Reghin Azevedo
A era digital trouxe inúmeras facilidades para nossa vida cotidiana e, uma delas, é a praticidade de acessar os cardápios de restaurantes por meio de QR Code.
Como todos já sabem, essa tecnologia permite que os clientes visualizem os pratos e façam seus pedidos diretamente do celular. No entanto, infelizmente, os criminosos estão cada vez mais utilizando recursos tecnológicos para fazer mais vítimas, e o recurso do momento é o QR Code.
O golpe consiste em substituir o QR Code legítimo de um estabelecimento por um outro falso. Na verdade, eles colam um adesivo falso em cima do código original, levando o cliente a acessar um site malicioso ou baixar um aplicativo fraudulento. Ao fazer isso, o golpista obtém acesso aos dados pessoais do cliente, como informações de pagamento, que podem ser usadas para fins ilícitos.
Os criminosos agem de várias maneiras, como por exemplo: se passando por funcionários do restaurante, realizando a troca do código quando os clientes não estão prestando atenção ou até mesmo através de adesivos colados nas mesas ou nas próprias paredes.
Esse tipo de golpe tem consequências negativas tanto para os clientes quanto para os restaurantes e demais estabelecimentos. Os clientes podem ter suas informações pessoais roubadas, resultando em prejuízos financeiros e riscos à sua segurança. Além disso, essa experiência afeta a confiança dos consumidores em relação aos serviços oferecidos, resultando em perdas financeiras também para os restaurantes afetados, pois eles têm o dever de garantir a segurança do cliente no local, em especial pelas ferramentas que ele disponibiliza.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos, materiais ou morais, causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos, ou seja, cabe ao estabelecimento utilizar técnicas para impedir esse tipo de ação que possa lesar o consumidor.
Mas existem algumas medidas que os clientes podem adotar para se protegerem contra esse golpe:
- Verifique a autenticidade do QR Code, ou seja, antes de escanear qualquer QR Code em um restaurante, verifique se ele está fixado corretamente e não apresenta sinais de adulteração;
- Observe o ambiente e esteja sempre atento ao seu redor. Se alguém estranho tentar aplicar um adesivo em cima do QR Code do restaurante, chame um funcionário e informe o ocorrido;
- Desconfie de solicitações suspeitas: se o QR Code redirecionar você para um site ou pedir para baixar um aplicativo desconhecido, desconfie e evite fazer isso. Prefira buscar informações direto com o gerente do local ou diretamente no site oficial do estabelecimento;
- Mantenha seus dispositivos do celular sempre atualizados com as últimas atualizações de segurança para ajudar a prevenir ataques cibernéticos;
- Se você suspeitar que foi vítima do golpe, informe imediatamente o estabelecimento e as autoridades competentes.
Esse tipo de golpe é mais um exemplo de como os golpistas se adaptam às novas tecnologias para aplicar suas artimanhas, por isso é essencial estar sempre vigilante. Ao adotar as medidas de segurança mencionadas, o consumidor se protege e pode desfrutar dos benefícios da tecnologia com mais tranquilidade, criando um ambiente digital mais seguro, sem cair nas armadilhas dos criminosos.
Larissa M. Reghin Azevedo, advogada e membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Londrina