A análise da evolução do Produto Interno Bruto (PIB) de uma região tem papel crucial na compreensão, avaliação e tomada de decisões relacionadas à economia desta região.

É uma ferramenta fundamental para governos, empresas, investidores e economistas para monitorar o desempenho econômico e planejar o futuro.

E analisar resultados positivos é sempre melhor. Conforme divulgado semana passada (21) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, o PIB do Paraná cresceu a estonteantes 8,7%, já descontada a inflação, neste primeiro semestre de 2023.

Desfiar um pouco destes dados pode nos dar um vislumbre do futuro próximo.

Em relação a 2022 ...

O valor total de todos os bens e serviços finais produzidos no Paraná neste primeiro semestre de 2023 atingiu a cifra de R$ 372 bilhões contra os R$ 329 bilhões do mesmo período de 2022.

... mesmo descontando a inflação ...

A inflação neste período, utilizando por base o IPCA foi próximo a 4%, o que significa que tivemos um crescimento líquido de 8,66%, sendo que o PIB do 1º semestre de 2022 já vinha de um crescimento, embora bem mais modesto de 0,4% na comparação com o período anterior.

... batemos recordes...

Para ter ideia da magnitude desta taxa, ela é 57% maior que a média nacional, que mesmo assim cresceu muito – 3,7% no período. Hong Kong, que ocupa a liderança no ranking de maiores crescimentos no período, apresentou taxas de 5,3%, seguidos na Polônia com expansão de 3,8%.

... mas se repetirá?

Claro está que comparar taxa de crescimento de nações com a taxa de crescimento de um estado e em um único período tem ressalvas, mas se presta bem para dimensionar a magnitude deste avanço. Agora é preciso verificar se tal crescimento é replicável.

Uma super safra agrícola ...

Uma análise dos dados do IPARDES mostra que o Setor de Serviços cresceu 5,65% no período e a Indústria 4,82%. O setor realmente responsável pelo crescimento do PIB do Paraná no 1º semestre foi a Agropecuária com elevação de 37,28%, especialmente com a produção de soja que deve colher 21,5 milhões de toneladas nesta safra, um aumento de 64% em relação à safra anterior.

... mas a baixa geração de empregos ...

No entanto, observando o estoque do emprego formal no Paraná que subiu de 2.899 mil para 2.994 mil e do Brasil que evoluiu neste mesmo período de 41.819 mil para 43.468 mil, o crescimento do PIB não veio acompanhado na mesma proporção que o crescimento do emprego formal.

... aponta para cuidado nas apostas...

O emprego formal no Brasil está em linha com o crescimento do seu PIB com evolução de 3,9% no estoque de empregos e 3,7% no PIB. Já no Paraná enquanto o PIB cresceu 8,7% o estoque de empregos formais cresceu bem menos, 3,3%.

... e não se descuidar ...

A Agropecuária como um todo, é sazonal e intermitente e uma safra excepcional pode ser seguida por uma safra menor. Além disso, o PIB é medido pelo preço de mercado e preços praticados agora não são garantia de manutenção deles para o futuro.

... das tarefas de casa.

Embora digno de comemoração, é preciso ter em mente que esperar pelo mesmo crescimento para o próximo período não é uma aposta inteligente.

E sim, é necessário manter políticas voltadas a construção de um crescimento consistente que não coloque todos os ovos em uma única cesta.

Não só crescer, mas crescer com sustentabilidade e repartição.

Dr. Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.

* A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.