O número de londrinenses que estavam inadimplentes e regularizaram suas dívidas cresceu 33% no mês de maio, segundo dados do Sistema de Proteção ao Crédito da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). Nos cinco primeiros meses do ano, o número é 4% maior que no mesmo período de 2020.

Imagem ilustrativa da imagem Número de londrinenses que saíram da inadimplência cresce 33%
| Foto: iStock

Por outro lado, o número de consumidores que entraram no cadastro de restrição ao crédito continua crescendo, ainda que em proporção significativamente menor - 27% contra 155% em abril.

Considerando os cinco primeiros meses do ano, a quantidade de consumidores inadimplentes está 11% mais elevada que no mesmo período do ano passado.

Para a Acil, os números apontam para uma possível normalização da capacidade de pagamento dos consumidores.

“Os números positivos na geração de emprego formal na cidade de Londrina ajudam a entender o aumento da capacidade de pagamento do consumidor frente ao crédito tomado junto ao comércio varejista em nossa cidade”, explica o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci.

Embora tenha reduzido em relação aos meses anteriores, o saldo de empregos em Londrina no mês de abril foi positivo, de 157 vagas, resultado de 5.646 admissões e 5.489 desligamentos. Em janeiro, Londrina teve saldo positivo de 1.345 vagas, em fevereiro, de 1.486 e em março, de 459. Os números são do NuPEA (Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas), da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), campus Londrina, com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego).