Número de consorciados no País cresce 12,9% em um ano
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Redação FolhaWeb 
O mercado de consórcios no País cresceu 12,9% em número de participantes, ao atingir 4,99 milhões no fim dos seis primeiros meses do ano ante 4,42 milhões no fim de junho do ano passado. Os números, divulgados em balanço da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), apontam ainda crescimento até junho no número de contemplações com carta de crédito, que passou dos 600 mil, e de novos consorciados, que chegou a 1,234 milhão.
O diretor geral da BR Consórcios e presidente do Consórcio União, Rodolfo Montosa, ambas com sede em Londrina, afirma que a modalidade de compra permite que o consumidor se discipline a separar uma parcela da renda para adquirir um bem durável no futuro. ''Se a pessoa apenas coloca o dinheiro na poupança, pode decidir gastar em outra compra antes de pagar pela casa ou carro'', diz.
Por ser um tipo de consumo responsável, ele acredita que o sistema apresenta crescimento. Tanto que Montosa afirma que, a cada duas motos vendidas no primeiro semestre no País, uma é por consórcio. Assim, segundo a Abac, o volume de negócios no setor no acumulado até junho deste ano subiu 5,8%, para chegar a R$ 38,1 bilhões. No mesmo período de 2011, havia sido de R$ 36 bilhões.
Leia a reportagem completa de Fábio Galiotto, exclusiva para assinantes da FOLHA.
Leia também:
Associação entre empresas amplia opções para cliente


