Novo pedido de dinheiro preocupa
A Argentina pediu ontem uma nova ajuda financeira internacional para superar a profunda crise econômica. Para superar a crise logo, precisamos do apoio da comunidade internacional, não apenas com palavras, mas com empréstimos e fundos, disse o ministro da Economia, Jorge Lenicov.
Ministros da área financeira de outros países latino-americanos, interessados em evitar que a turbulência financeira do país vizinho atinja suas economias, apoiaram o pedido de ajuda urgente feito pela Argentina. Executivos de bancos internacionais na Argentina disseram ter ficado animados depois de ouvirem o programa de Lenicov, mas disseram não saber se o país será suficientemente viável.
É claro que a Argentina merece e deveria obter ajuda internacional, disse o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer. Esta é a visão do Brasil e estamos transmitindo isto a outros governos. A assistência internacional é fundamental. Deve haver dinheiro. Mas os argentinos precisam fazer sua lição de casa e apresentar um programa confiável, disse o ministro das Finanças do Chile, Nicholas Eyzaguirre.
A Argentina começou a negociar com o FMI na semana passada para retomar o programa de empréstimo.





