Londrina
O novo secretário da Fazenda, Giovani Gionedis, empossou ontem João Manoel Delgado Lucena no cargo de delegado da Receita Estadual em Londrina - 8ª delegacia do Paraná. A troca de comando ocorreu no período da tarde, na presença do então delegado José Aparecido Camargo, do diretor do órgão, Jorge de Ávila, de agentes fiscais e de lideranças locais.
Das 11 delegacias do Estado, o comando permanecerá o mesmo apenas em Maringá, Curitiba e Região Metropolitana. Todas as outras delegacias terão novos delegados, ou seja: Cascavel, Umuarama, Pato Branco, União da Vitória, Ponta Grossa, Jacarezinho, Londrina e Guarapuava. A decisão de mudar é do secretário da Fazenda, que delegou poderes ao diretor do órgão para formar uma nova equipe de trabalho.
Segundo o secretário, as mudanças não estão sendo feitas por critérios políticos, ou em função dos resultados de trabalho. É natural, para ele, reunir pessoas do seu relacionamento para cumprir a missão que o Estado lhe deu: incrementar de 10% a 15% a arrecadação de ICMS, cuja previsão para este mês é de R$ 177 milhões - referentes aos 75% do volume que cabe ao Estado; o restante é dos municípios.
Em breve discurso, o secretário disse que assumiu o cargo com a missão de incrementar a arrecadação para sustentar a folha de pagamento do funcionalismo e o custeio do Estado, e conseguir sobras para investimentos até mesmo na folha de pagamento. ‘‘Vou ser um piloto mais agressivo’’ - afirmou, comentando, rapidamente, que quer ‘‘dar oportunidade a sangue novo’’.
O delegado empossado também fez questão de explicar que a mudança é normal - ‘‘quando o mando político é trocado’’ -, que foi indicado pelo secretário para o cargo e que não está ‘‘aqui para comparar (o trabalho) com essa administração, ou administrações anteriores’’.
Sobre o trabalho propriamente dito, garantiu que vai dar continuidade ao processo de modernização na delegacia de Londrina e que na semana que vem iniciará um programa de combate à sonegação. Ele já foi delegado em alguns municípios do interior; tem 16 anos de Receita Estadual.
O agora ex-delegado, agente fiscal José Aparecido Camargo, abriu o seu discurso com a informação de que ‘‘os números (da sua administração) são excepcionais, incontestáveis’’. Por exemplo: no período de abril de 1995 a maio de 97, a delegacia de Londrina foi a primeira do Estado em recuperação de IPVA atrasado e também a primeira na fiscalização volante (estradas). Camargo ainda deixou um alerta: se não houver uma mudança profunda na legislação do ICMS, será muito difícil manter a receita do Estado. Não só do Paraná.

mockup