Nove participam do leilão da Tractebel Energia, hoje
PUBLICAÇÃO
domingo, 18 de agosto de 2002
Sérgio Ripardo<br>Agência Folha 
São Paulo - Nove empresas - sendo seis distribuidoras e três comercializadoras - se credenciaram para o primeiro leilão público de venda de energia do País, que será realizado hoje, a partir das 9 horas, na Bovespa. A informação é do presidente da Tractebel Energia, Manoel Arlindo Varoni Torres, que não revela os nomes dos interessados.
A empresa irá colocar três produtos à venda: energia com contrato para um ano, com contrato de cinco anos e com contrato escalonado para três anos no qual os montantes contratados sobem a cada ano, começando com 1 megawatt (MW) médio e terminando com 3 MW médios.
A empresa vai oferecer 425 MW médios para 2003; 400 MW médios para 2004; 525 MW médios para 2005; 150 MW médios para 2006; e 150 MW médios para 2007. Serão leiloados seis lotes de energia para os submercados do Sul e do Sudeste. A energia vendida no leilão estará disponível para entrega de 2003 a 2007.
O número de empresas credenciadas frustrou o presidente da Tractebel Energia (ex-Gerasul), Manoel Arlindo Varoni. O leilão ofertará cerca de R$ 1 bilhão em contratos de seis lotes de energia.
A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) deverá ser uma das principais compradoras no leilão de energia. A companhia foi uma das nove que depositaram garantias para participar do leilão. Além da Celesc, o reportagem apurou que a Itambé Energética (PR) também deverá participar.


