As novas regras baixadas pelo Banco Central, que exigem mais transparência nos fundos de investimentos de maior risco, deverão dar mais independência aos pequenos administradores, já que as grandes instituições financeiras se valem da força de seu nome para ganhar cotistas. Essa é a avaliação do gerente de Produtos da Fator Administração de Recursos, Leonardo Calixto, referente às modificações promovidas pelo Banco Central.
Segundo Leonardo Calixto, a partir de agora os investidores terão um número maior de opções que apresentam mais segurança na hora de aplicar. O especialista avalia ainda que a melhor maneira de esclarecer sobre os riscos que um fundo de investimento oferece é utilizar uma linguagem mais próxima da que é conhecida pelos investidores.
Outra determinação do Banco Central é que as empresas deverão limitar suas aplicações em produtos de instituições do mesmo grupo a fundos conservadores, que não apresentam grandes riscos. A vantagem para os aplicadores é a separação de seus recursos dos das empresas do grupo, o que evita prejuízos por movimentações de má-fé do administrador.

mockup