Nova revenda Ford quer resgatar mercado perdido
PUBLICAÇÃO
sábado, 03 de fevereiro de 2001
Mauricio Della Barba 
Depois de um período conturbado, Londrina volta a ter uma revenda autorizada de veículos e caminhões da marca Ford. O grupo Disbauto inaugurou ontem, com a presença do presidente da Ford do Brasil, o apucaranense Antonio Maciel Neto, sua primeira concessionária na cidade. A Disbauto quinta maior revendedora de veículos da marca do País planeja abrir, ainda neste primeiro trimestre, uma revenda específica para caminhões.
Serão três pontos distintos de atendimento na cidade: um showroom, uma oficina para peças e serviços e um local específico para atender caminhões, explicou o diretor proprietário da Disbauto, Daniel Garcia Alonso. O grupo, com sede em Bauru, conta com outras concessionárias Ford em Botucatu, Avaré e Ourinhos, todas no interior paulista.
O objetivo da nova revenda em Londrina é reverter o quadro de participação no mercado regional. Segundo o Maciel Neto, no ano passado, devido a problemas com os antigos concessionários, a Ford ficou com apenas 4,4% do mercado de Londrina, contra 20% em Maringá, 16% em Arapongas e 12% em Apucarana. Temos que reagir rápido para alcançar uma participação representativa na cidade, disse o presidente da Ford, prevendo um crescimento para 15% de participação no mercado local.
Segundo Maciel Neto, as vendas da Ford no Paraná representam 9,8% do total do País. A região norte do Estado corresponde a 50% das vendas feitas pela marca no Estado. Queremos crescer no Paraná e atingir um patamar de 12% de participação ainda este ano.
A previsão otimista de Maciel Neto faz parte da estratégia da marca para 2001. A Ford quarta montadora do Brasil planeja aumentar a fatia no mercado de veículos no Brasil dos atuais 9,4% para os 14% até 2005, aproximando-se da média mundial da empresa, de 16%. Em outros mercados, como os Estados Unidos, México e Argentina, a Ford conta com 24%, 18% e 16% de participação no mercado, respectivamente.
Para alcançar seus objetivos, Maciel Neto pretende reestruturar a rede de concessionários, melhorar os serviços de pós-venda e aumentar a venda com a introdução de novos produtos. O Focus, novo automóvel médio da marca, é a principal novidade para 2001.


