A nova ferramenta utiliza o óculos de RV (Realidade Virtual) com vídeos em 360º proporcionado uma completa imersão no ambiente real em que o colaborador atua ou vai atuar
A nova ferramenta utiliza o óculos de RV (Realidade Virtual) com vídeos em 360º proporcionado uma completa imersão no ambiente real em que o colaborador atua ou vai atuar | Foto: Divulgação

Uma nova ferramenta tecnológica que está sendo lançada pela Realidade Aumentada Brasil já é tendência para treinamentos de colaboradores em segurança do trabalho. Utilizando óculos de RV (Realidade Virtual) com vídeos em 360º, essa ferramenta permite uma completa imersão no ambiente real em que o colaborador atua ou vai atuar. Um treinamento convencional leva em média 02 dias, incluindo integração com os gestores, os ambientes da empresa, apresentação de equipamentos e manuais de utilização, entre outros. Promover o treinamento com rapidez e eficácia é um grande desafio para muitas empresas e indústrias. Com os óculos de RV e vídeos em 360º o treinamento e integração podem ser feitos em algumas horas.

“A palavra-chave é tempo”, resume o empresário Nivaldo Benvenho, diretor da Midiograf e da Realidade Aumentada Brasil. “As empresas precisam de mais qualidade e menos tempo de treinamento. O primeiro ponto é a redução de dois dias para uma hora. O impacto para o colaborador é imediato porque ele aprende mais rápido e com mais segurança. A absorção do conteúdo chega a 90%, enquanto o treinamento convencional gera em média 30%. Ao iniciar a atividade no seu local de trabalho, o colaborador já teve uma experiência real das tarefas no ambiente virtual em 360º e isso evita riscos para a saúde e danos aos equipamentos, uma vez que ele conheceu com detalhes reais o processo e as máquinas que ele vai operar”, destaca Nivaldo Benvenho.

Para a equipe avaliadora o feedback é imediato, sendo possível identificar as dificuldades que o colaborador tem em relação às tarefas, uma vez que ele está experimentando e interagindo no vídeo com o ambiente em que vai trabalhar. Utilizando os óculos de RV com vídeos em 360º o colaborador mantém a atenção voltada para o tema do treinamento. No modelo convencional, com vários colaboradores em uma sala, facilmente a atenção se dispersa. “A equipe avaliadora consegue identificar rapidamente as necessidades de treinamento complementar, agilizando todo esse processo”, afirma Benvenho. Além da aplicação para treinamentos em empresas e indústrias, a nova ferramenta pode ser utilizada nas mais diversas áreas como comercial, educação, militar, medicina. “É possível utilizar os óculos de RV com vídeos em 360º para treinar equipes de representação, de vendas, de atendimento”, acrescenta Benvenho.

A produção do conteúdo para o treinamento com óculos de RV e vídeos em 360º vai muito além dos equipamentos tecnológicos necessários, como explica o produtor de vídeo e diretor da Realidade Aumentada Brasil, João Rodrigo Milanez. “Desde o roteiro até a captação de imagens, tudo é produzido com objetivo de apresentar ao colaborador um conteúdo educativo, abrangente, com vários recursos de interatividade e, ao mesmo tempo, atraente e motivador. Para as equipes de RH ou de avaliação, essa ferramenta é muito fácil de ser aplicada e ainda fornece feedback em tempo real”, afirma Milanez.

Treinamento tradicional dificulta a contratação de jovens adultos

A utilização de novas tecnologias é tendência na área de treinamento e integração de colaboradores, como reforça Rodrigo Saporiti, publicitário, professor de Gerenciamento de Empresas, coordenador editorial e palestrante em cursos e treinamentos em empresas nacionais e multinacionais. “A utilização dos mais avançados recursos de tecnologia em treinamentos é a nova forma de ver o adulto aprendendo e isso tem a ver também com a geração X, geração Y. Hoje, colocar um adulto jovem numa sala de treinamento convencional, com lousa, e tentar fazer isso ser dinâmico vai ficar cada vez mais difícil e a empresa não vai conseguir reter novos talentos”, alertou.

No próximo dia 11, Rodrigo Saporiti estará em Londrina a convite da Realidade Aumentada Brasil para o lançamento do Treinamento em Segurança do Trabalho com Óculos de Realidade Virtual em 360º. Ele vai proferir palestra sobre “Desafios dos treinamentos: a constante evolução” na abertura do evento. “Os novos recursos tecnológicos são a ponte entre o treinamento convencional e suas metodologias de educação de adultos e essa nova forma de treinar usando tecnologias e metodologias ativas, divertidas e interativas. Um treinamento de segurança, por exemplo, contra incêndio com o óculos de realidade virtual evita expor o colaborador a riscos. Essa tendência é irreversível”, afirma Saporiti.

Evento de lançamento terá imersão em nova tecnologia

A Realidade Aumentada Brasil fará o lançamento da nova tecnologia em treinamento de segurança do trabalho com óculos de realidade virtual 360º no próximo dia 11 de julho, às 18h30, no Recinto Milton Alcover - Parque Ney Braga.O evento gratuito é aberto para empresários, engenheiros de segurança, gestores industriais, profissionais de RH e de segurança do trabalho, desenvolvedores de TIC, consultores, entre outros.

A programação começará às 18h30 com coquetel de recepção. Às 19h, o palestrante Rodrigo Saporiti vai proferir a palestra “Desafios dos Treinamentos: a Constante Evolução”. Às 20h30, os diretores da Realidade Aumentada Brasil, Nivaldo Benvenho e João Rodrigo Milanez, farão o lançamento da Aplicação em VR para Treinamentos em Segurança do Trabalho em Vídeos 360º. O público poderá interagir tirando dúvidas e também experimentando o óculos de realidade virtual com vídeos em 360º sobre segurança do trabalho.

Para participar basta confirmar presença acessando: www.realidadeaumentadabrasil.com.br/inscricoes. As vagas são limitadas.