Nova empresa pode baratear passagens aéreas
PUBLICAÇÃO
domingo, 20 de junho de 2004
Fabiana Futema<br>Agência Folha 
São Paulo - A nova empresa gestora do sistema de ''code-share'' (compartilhamento de vôos) da Varig e TAM deverá repassar para os passageiros os ganhos de eficiência operacional.
Os detalhes sobre o funcionamento da nova empresa e outros assuntos relacionados à associação operacional entre as duas maiores companhias aéreas do país deverão ser discutidos pelo presidente da LCA Consultores, do economista Luciano Coutinho, e representantes do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) nessa semana.
Segundo ele, tanto a Varig como a TAM terão ganhos de eficiência com a criação da nova empresa gestora, na qual cada uma das empresas terá 50% de participação acionária.
Entre as propostas para a criação da nova empresa está a adaptação do sistema de reserva de passagens. ''O sistema de reservas de passagens da Varig não ''conversa' hoje com o da TAM. Por conta disso, um passageiro de uma empresa pode ficar no chão, sem voar, por falta de assento, enquanto o avião da outra decola com um lugar vazio'', disse Coutinho.
Na nova empresa gestora, os sistemas estarão adaptados e as companhias terão um melhor aproveitamento de suas aeronaves.
Segundo Coutinho, o passageiro será beneficiado com a criação da nova empresa, que será responsável pelo gerenciamento da frota de aviões e da malha aérea da Varig e TAM.
No balcão, a expectativa é que a gestão integrada desses serviços possa se transformar em bilhetes mais baratos para o consumidor final.


