O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) confirmou a ocorrência da estria bacteriana do milho em lavouras das regiões Norte, Centro-Oeste e Oeste do Estado. Até agora desconhecida no Brasil, a doença é causada pela bactéria Xanthomonas vasicola pv. vasculorum, e tem potencial para reduzir à metade o rendimento de grãos em híbridos de milho altamente suscetíveis, segundo o pesquisador Adriano de Paiva Custódio, do Iapar.

A ocorrência foi constatada primeiramente em áreas experimentais do Centro de Pesquisa Agrícola da Copacol (Cooperativa Agropecuária Consolata), no município de Cafelândia. "Em 2016, percebemos plantas com lesões diferentes do que estávamos acostumados, mas não era um problema evidente e pensamos se tratar de uma doença secundária", conta o engenheiro-agrônomo Tiago Madalosso.

Nesta safra o problema se apresentou com maior intensidade. Após a análise de plantas doentes encaminhadas ao Iapar, a presença da nova doença em território paranaense foi confirmada e notificada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)."Em laboratório, fizemos análises fisiológicas, bioquímicas e moleculares, incluindo sequenciamento gênico, para não haver dúvidas sobre a identidade do patógeno", explica o pesquisador Rui Pereira Leite Jr., do Iapar.
A estria bacteriana do milho já foi registrada na região Oeste (municípios de Cafelândia, Corbélia, Nova Aurora, Palotina, Santa Tereza do Oeste, Toledo e Ubiratã), Centro-Oeste (Campo Mourão e Floresta) e Norte (Londrina, Rolândia, Sertanópolis e Mandaguari).

REUNIÃO
Uma reunião técnica para tratar do assunto está marcada para esta quinta-feira (12), na sede do Iapar (Rodovia Celso Garcia Cid, km 375), a partir das 13 horas. O encontro é organizado pelo Iapar, Mapa, Adapar (Agência de Defesa Agroopecuária do Paraná) e Copacol e pretende nivelar informações, debater implicações da nova doença para a cadeia produtiva e traçar estratégias para prevenção e controle. A participação é gratuita, mas é preciso confirmar presença pelo e-mail [email protected] até esta quarta-feira (11).