NOTAS
Otimismo na
Couromoda 97
SÃO PAULO - A recuperação do mercado brasileiro de calçados em 1996 - cujo crescimento alcançou 8% com faturamento de US$ 7 bilhões - é um dos fatores de entusiasmo dos industriais para o início da Couromoda 97 - 24ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, em São Paulo, na terça-feira. Dispostos a vender até três meses da produção nacional, algo como 140 milhões de pares de calçados, 700 expositores esperam receber 55 mil visitantes durante os quatro dias do evento. Os expositores vão ocupar 55 mil metros quadrados do Parque Anhembi. Segundo o presidente da Couromoda, Francisco dos Santos, os lojistas poderão encontrar na Couromoda 97 calçados com preços bastante competitivos, de até US$ 4. ‘‘A instalação dos principais fabricantes de calçados na Região Nordeste foi um grande salto de competitividade’’, disse, enfatizando o custo mais baixo da mão-de-obra local e incentivos fiscais.
Ato contra
privatização
RIO - A campanha contra a privatização da Companhia Vale do Rio Doce, que reúne personalidades como os ex-presidentes Itamar Franco (sem partido) e José Sarney (senador pelo PMDB/AP), terá mais um capítulo hoje, com uma manifestação de protesto na Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O ato, que será presidido por Barbosa Lima Sobrinho, presidente da ABI, tem as presenças confirmadas do presidente do PT, José Dirceu, dos ex-governadores do Rio, Leonel Brizola (PDT), e da Bahia, Valdir Pires, e dos senadores Benedita da Silva (PT/RJ) e Darcy Ribeiro (PDT/RJ).
Itamar Franco, que em está na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, enviará mensagem de apoio e será representado pelo ex-embaixador José Aparecido de Oliveira, um dos coordenadores do movimento. Também estão enviando mensagens o presidente da CUT, Vicente Paulo da Silva, e o bispo de Mariana (MG), D. Luciano Mendes. ‘‘Sarney ainda é uma incógnita’’, diz o diretor da ABI, Henrique Miranda. Em novembro do ano passado, Sarney chegou a fazer uma declaração polêmica, condicionando o apoio ao projeto de reeleição à suspensão do processo de privatização da Vale.

mockup