Soja/safra A próxima safra brasileira de soja deve ficar em 33,7 milhões de t, diz Anderson Galvão Gomes, da FNP Consultoria & Comércio. Os dados fazem parte do segundo levantamento de safra da consultoria e mostram evolução de 2,1% em relação ao primeiro, feito há um mês.
Soja/safra 2 Se esses dados se confirmarem, a safra brasileira de soja deve superar em 5,4% o volume colhido no período 99/2000. A previsão do Usda para o período 2000/1 é de 33,5 milhões de t.
Mapa A maior expansão do plantio de soja ocorrerá no Nordeste, com aumento de 17%. No Centro-Oeste, a evolução será de 1,3%, enquanto no Sul o plantio pode recuar 4,2%. Esse decréscimo no Sul deverá ocorrer devido à substituição da soja pelo milho.
Dados Sobre os últimos dados de soja do Usda, Galvão acha que o órgão segue com um comportamento claro e previsível de conduzir suas estatísticas no sentido de impedir, ou pelo menos minimizar, o avanço do plantio da soja na América do Sul.
Boi/SP O atacado de boi deverá ficar mais enxuto, e os preços podem voltar a subir nos próximos dias em São Paulo, segundo José Vicente Ferraz, da FNP. O mercado de reposição também deve retomar tendência de alta, diz ele.
Café/seca A seca atual, que está prejudicando a primeira florada do café nos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, voltou a influenciar os preços ontem, tanto no mercado interno como no externo. A seca deve reduzir a produção na safra 2000/1. (Agência Folha).