Carne/Israel Há 15 dias, as exportações de carne bovina do Brasil para Israel estão suspensas devido à passagem do ano no calendário judeu e ao Yom Kippur - Dia do Perdão. O setor está apreensivo com o agravamento dos conflitos no Oriente Médio, com a alta do petróleo e a possibilidade de suspensão dos contratos.
Contrato A previsão é voltar a embarcar carne bovina no início de novembro, segundo Queiroz. O Brasil possui três contratos de exportação com Israel. No caso da explosão de uma guerra no Oriente Médio, ele aponta dois cenários possíveis para os exportadores: no primeiro momento, os clientes poderiam comprar mais carne para compor uma reserva de alimento para o período de confrontos.
Frigoríficos Os frigoríficos estão com ofertas firmes de compra de carne bovina, mas está difícil encontrar vendedores, dizem os técnicos da Scot Consultoria. Mesmo assim, os preços não tiveram grandes mudanças em São Paulo e estão próximos de R$ 44 por arroba.
Máquinas A produção de máquinas agrícolas caiu em setembro para 3.445 unidades, 9,9% a menos do que em agosto. A produção acumulada de janeiro a setembro, no entanto, é 16% superior à do mesmo período de 99.
Laranja A safra de laranja na Flórida, que pode atingir 240 milhões de caixas em 2000/1, a segunda maior da história, não derrubou os preços do suco de laranja em Nova York. O primeiro contrato subiu 0,8% ontem (Agência Folha).