No Sul/Sudeste,
Estado só perdeu
para Minas Gerais
Arquivo FolhaCANTEIRO DE EMPREGOSNa região metropolitana de Curitiba, setor de construção civil liderou expansão, com índice de 1,41%No mês de maio, o Paraná ocupou a segunda colocação em desempenho quanto ao nível de emprego entre os Estados das regiões Sul e Sudeste, apenas tendo Minas Gerais à frente com crescimento de 1,45%. No acumulado do ano (janeiro a maio/99), o Paraná cai para a quinta posição, sendo o que apresenta o pior desempenho (0,17%) entre os Estados do sul.
O mesmo ocorre se forem analisados os últimos doze meses, quando o Paraná também fica na quinta posição com a pior performance entre os Estados do Sul.
Na região metropolitana, a construção civil (1,41%) foi a atividade que apresentou maior crescimento no nível de emprego em maio, seguido pelo setor de serviços. No acumulado do ano (janeiro a maio/99), entretanto, os serviços passam à frente com crescimento de 1,15%, assim como no último ano, quando apresentou crescimento de 0,61%.
Na Grande São Paulo, o índice de desemprego caiu pela primeira vez este ano, e a tendência é que continue cedendo. Senão em todos os meses do segundo semestre, pelo menos na maior parte deles. A boa notícia foi dada ontem durante a divulgação da pesquisa do convênio Seade-Dieese. O índice de desemprego em junho foi de 19,9% de uma população economicamente ativa (PEA) estimada em 8,967 milhões de trabalhadores. Em maio, o índice havia se mantido no recorde de 20,3% na PEA. (M.G. e Agência Estado)

mockup