No rastro do monitoramento
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Mie Francine Chiba <br> <br> Reportagem Local 
No contexto de expansão do mercado de rastreamento e monitoramento, empresas de Londrina e do Paraná ampliaram suas soluções para diferentes segmentos como ambulâncias e modelos usados na construção civil, carros particulares e até celulares. A resolução 245 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que exige que a partir de 2012 todos os veículos saiam de fábrica com rastreadores, também deve ajudar a fortalecer a tendência e fazer aumentar a procura por estes serviços.
Com isso, o crescimento do setor é certo já que que cada vez mais as pessoas procuram por sistemas de segurança, afirma Sílvio Torres, presidente da Link Monitoramento, de Curitiba. ''É um mercado que cresce de 20% a 30% ao ano'', aponta. A empresa é considerada a primeira franqueadora do ramo, com selo da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O empresário reforça que é preciso considerar também que o Brasil tem 50 milhões de unidades em circulação e apenas 2 milhões são monitorados. Torres estima que cerca de 20% do total da frota podem ser futuros clientes, ou seja, a clientela pode ser cinco vezes maior do que a atual.
A Link, que inaugurou recentemente franquia em Londrina, saltou de 12 unidades no passado para 60 atualmente e tem previsão de fechar o ano com 70 unidades. Em 2013, a meta é atingir as 300 franquias. ''O crescimento é fantástico, na velocidade de 30% a 70% ao ano'', celebra Torres.
A OnixSat, empresa londrinense da área de rastreamento, confirma o bom momento e informa ter registrado crescimento de 33% nos últimos 12 meses. ''O potencial de crescimento é excelente. Para se ter uma ideia, temos parceiros que criaram polos de desenvolvimento de produtos no Paraná apenas para nos atender'', comenta Wagner Eloy, diretor de Marketing e Vendas da empresa.
Gerenciamento de frotas
Além dos serviços de rastreamento e monitoramento, empresários londrinenses investem no gerenciamento de frotas, oferecendo facilidades para que as corporações conquistem mais agilidade no trabalho e reduzam custos com a operação e ganhem mais eficiência.
Este ano, a empresa de gerenciamento de frotas Veltec foi ranqueada como uma das que mais crescem no país. Apenas entre 2008 e 2010, a empresa cresceu 249,5%, passando de uma receita líquida de R$ 3,095 milhões para R$ 10,819 milhões, investindo em soluções para transporte coletivo. Para um dos diretores da empresa, José Eroni Fernandes, um dos segredos da empresa é investir pesado em tecnologia própria, o que possibilitaria antecipar as soluções para os clientes.
Os resultados econômicos do gerenciamento de frotas podem ser obtidos em vários setores, complementa Ricardo Imperatriz, diretor da Golsat, empresa de gestão e rastreamento. Ele cita que a empresa ampliou sua área de atuação ao passar a atender frotas de ambulâncias, segmento onde a agilidade no atendimento é primordial. O serviço oferecido pela empresa fornece a localização dos pontos de atendimento, aponta as rotas mais ágeis e controla o tempo de deslocamento da viatura, por exemplo. Outras informações operacionais, como a quilometragem dos veículos, consumo de combustível e até como o veículo está sendo conduzido, diminuem os custos operacionais com manutenções, combustível, acidentes, entre outros, em até 30%.
De 2010 para 2011, Imperatriz afirma que a taxa de crescimento da empresa foi de 100% e a perspectiva é de repetir o desempenho neste ano. Atualmente, a Golsat, que conta com setor de engenharia de software, foca o objetivo de tornar a interface dos softwares mais amigável. ''O objetivo não é capturar um grande volume de dados. É transformar dados em informação para que o cliente tome as decisões.''


