No PR, produção de frango pode crescer até 4%
Curitiba - O presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, disse que a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) fez um relatório do consumo de carne no mundo. O levantamento aponta que, em um prazo de dez anos, deve dobrar o consumo de carne no mundo e o frango ocuparia 50% desta fatia.
Segundo ele, com o aumento de renda, as pessoas tendem a comer melhor. Martins disse que o consumo per capita, por ano, de frango no Brasil, é de 47 quilos. Ele estima aumento do consumo per capita, mas não soube informar de quanto seria esta elevação. O presidente do Sindiavipar acredita que há espaço para crescimento no setor avícola, já que hoje o gasto com frango representa apenas 2,57% da cesta básica brasileira.
Martins prevê um aumento de 3% a 4% na produção de frango no Paraná neste ano. O Estado responde por um terço do montante nacional. Atualmente, o Brasil exporta 30% de tudo que produz.
Ele acredita que o preço do frango para o consumidor continue acessível nos próximos anos, mas tudo vai depender do comportamento dos preços da soja e do milho, que são insumos essenciais para a produção. Martins disse que o setor vai dar conta de atender a demanda nacional nos próximos anos, porque a avicultura é um setor muito organizado. (A.B.)





