Segundo dados da Bússola da Inovação, um mapeamento bienal de inovação realizado no Paraná pelo Sistema Fiep, de 500 indústrias participantes, 55% lançaram um novo produto, sendo que 4% lançaram algo totalmente inovador em escala mundial; e 57% realizaram uma melhoria significativa de produtos. Além disso, 38% implantaram um novo processo produtivo, e 48% promoveram melhora significativa do processo produtivo. Ainda, 44% realizaram melhoria significativa nas práticas de gestão. Os dados são de 2017. Na avaliação do Sistema Fiep, a inovação consiste não apenas na criação, mas também na melhoria significativa de produtos, serviços ou gestão.

A edição da Bússola da Inovação de 2018 ainda está em andamento, mas Augusto Machado, líder do projeto no Observatório da Indústria do Sistema Fiep, afirma que só na primeira metade do ano já teve participação maior que na edição passada inteira, de 575 indústrias. Os participantes realizam uma autoavaliação do processo de inovação em sua empresa e recebem um diagnóstico personalizado, com dicas e orientações de possíveis caminhos para promover melhorias.

"Acredito que quando as empresas pensam em inovar, pensam em ser diferentes, fazer diferente, se tornarem mais competitivos, produtivos, ter rentabilidade maior. Diante do cenário da economia, dificuldades que ainda existem, elas buscam a inovação como um meio de sobrevivência, de diferenciação no mercado", comenta Machado.

CAPITAL
Quase 60% das indústrias realizaram inovações apenas com recursos próprios em 2017. Para Machado, investimento, estrutura adequada e mão de obra são três fatores fundamentais para promover a inovação no ambiente da indústria.

A dificuldade de acesso a informações sobre captação de recursos é uma das queixas mais recorrentes dos industriais, afirma Machado. Como resultado, das indústrias avaliadas, 60% ainda não fizeram uso de editais públicos, benefícios fiscais e extensão tecnológica. Dificuldades na elaboração do projeto de captação de recursos, excesso de burocracia, custos altos, alta carga tributária e dificuldade de encontrar mão de obra qualificada são outros obstáculos à inovação citados pelas indústrias.

Serviço: interessados em participar da Bússola da Inovação, do Sistema Fiep, devem acessar o site www.bussoladainovacao.org.br