No Paraná, 779 mil acertaram as contas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de maio de 2001
Carmem Murara De Curitiba 
A Receita Federal no Paraná tinha ontem apenas um balanço parcial da entrega das declarações do Imposto de Renda, que se encerrou na última segunda-feira. O relatório divulgado pelo Departamento de Informática indicava que 779.429 contribuintes tinham acertado as contas com o Leão, utilizando a Internet. A quantidade de pessoas que fizeram a opção pelos formulários de papel, disquetes ou telefone ainda não foi totalizada.
Os números divulgados, no Estado, fazem parte do último boletim que ficou pronto às 2 horas da madrugada de ontem. A previsão do superintendente regional da Receita Federal, Luiz Bernardi, é de que ainda hoje seja possível saber o número exato de declarações e o volume de dinheiro que será arrecadado com o imposto.
Em Londrina, o processo de contagem da Receita também se restringe às declarações enviadas pela Internet. Cerca de 127 mil contribuintes do município entregaram as declarações do Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal. A previsão do delegado da Receita, Sérgio Gomes Nunes, é fechar a totalidade dos números, quando forem computadas as declarações por formulário e disquete. A previsão inicial era de que 130 mil contribuintes cumpririam a obrigação.
Na região de Londrina há cerca de 1 milhão de contribuintes, com CPFs ativos. Mas a maioria é isenta, disse Nunes. Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 20% na quantidade de declarações.
No ano passado, 755 mil paranaenses foram obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda, sendo que 686 mil optaram pelo meio eletrônico via computador. Segundo o superintendente da Receita, todos os anos se verifica um crescimento no número de contribuintes.
Quem tiver direito à restituição terá chances de receber a devolução do dinheiro pago a mais a partir do próximo mês. Essa é a promessa da Receita Federal para todo o País. Ainda há lotes residuais relativos a 2000, que devem ser pagos nas próximas semana. (colaborou Cláudia Lopes, de Londrina)


