José Paulo Lacerda/AE
(Não é permitida a reprodução total ou parcial desta foto dentro ou fora do Brasil)
IntegraçãoFHC embarca em Santiago do Chile para o Rio de Janeiro: contatos positivos com Eduardo Frei e empresáriosO presidente Fernando Henrique Cardoso estimulou os países da orla do Pacífico a aumentarem seus investimentos no Brasil para aproveitar as oportunidades criadas com a estabilização da economia. Discursando como convidado na reunião do Conselho de Cooperação Econômica do Pacífico (PECC), quarta-feira à noite, o presidente disse que os US$ 15 bilhões de investimentos diretos que serão registrados este ano, embora constituam um recorde, ‘‘ainda representam pouco para um país do porte do Brasil’’.
Fernando Henrique desconsiderou o texto do pronunciamento distribuído previamente por sua assessoria e falou de improviso para uma platéia formada por empresários, economistas e altos funcionários governamentais. Ele traçou um panorama das transformações por que passaram a economia e a sociedade brasileiras nos últimos anos.
Para o presidente, não se pode mais compreender, com base apenas na ótica dos Estados nacionais, um mundo em que a integração entre países e regiões é cada vez maior. Ele destacou, como já havia feito nos contatos que teve com empresários e com altos funcionários chilenos, que a educação da população é a chave que permite uma integração dos países em igualdade de condições.
O presidente deixou Santiago ontem pela manhã depois de dois dias de visita oficial ao Chile, onde, além de discursar no PECC, encontrou-se com o presidente chileno Eduardo Frei e empresários do País. O balanço da visita foi positivo, disse. ‘‘Houve grande concordância dos dois presidentes sobre todos os temas discutidos’’, disse o embaixador brasileiro no Chile, Gilberto Velloso.
Entre outros temas, Fernando Henrique e Frei concordaram em elaborar uma proposta comum para ser levada à conferência de cúpula hemisférica de abril de 1988, que pode marcar o início das negociações para a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

mockup