Nível de emprego melhora
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de novembro de 2004
Fabíola GirardinAgência Estado 
São Paulo A indústria automobilística contabilizou 101,3 mil pessoas empregadas em outubro, número que representa um avanço de 2,6% sobre o mês anterior, quando somava 98,7 mil, conforme dados divulgados ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A entidade ressaltou que se trata da recuperação do nível de 100 mil postos de trabalho e do nível mais alto de empregos desde novembro de 1998. Desde o pior momento dos últimos três anos em termos de disponibilidade de trabalho que aconteceu em dezembro do ano passado, quando havia 90,8 mil empregados , houve uma expansão de 11,5% na oferta de mão-de-obra em outubro.
O presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb, destacou que a contratação líquida (que embute o desconto das demissões) aponta a média mensal de 1.045 vagas. Segundo ele, desde o início deste ano foram feitas 10.445 contratações. ''Esses dados mostram que quando temos tendência de crescimento, atualmente caracterizada pelo impulso das exportações, isso se reflete nas contratações'', comentou o executivo.


