A Nintendo apresentou ontem o seu novo console, o GameCube, equipado com tecnologia avançada, capacidade de memória e visual gráfico fascinante para disputar com o PlayStation 2 da Sony e o X-Box que a Microsoft pretende lançar. A fabricante japonesa, que deu início à mania Pokemon, resumiu em uma mensagem o objetivo do novo videogame: o GameCube foi feito para jogar.
Com isso, a Nintendo avisa que sua estratégia vai ser um pouco diferente da Sony, Sega e Microsoft, que também concorrem no mercado de videogames. O PlayStation 2, fabricado pela Sony, usa DVD e deve chegar aos Estados Unidos no fim de outubro. A empresa espera transformá-lo em seu principal produto de acesso à Internet. A Microsoft quer aproveitar sua fama no mercado de computadores para vender o X-Box no ano que vem.
‘‘Não queremos que nossos produtos sejam usados como máquinas audiovisuais de múltiplos usos’’, disse Genyo Takeda, responsável pelo setor de pesquisas e desenvolvimento da Nintendo. ‘‘Só queremos fornecer a melhor máquina para jogar videogame.’’ O GameCube, que é do tamanho de meia caixa de sapato, será vendido no Japão a partir de julho de 2001 e chegará às prateleiras norte-americanas em outubro do próximo ano. Além do controle já existente, o console também tem um controle sem-fio que pode ser usado a 10 metros de distância e um modem de alta velocidade conectado a uma linha telefônica.
Os analistas dizem que a Nintendo está fazendo uma escolha inteligente, continuando no mercado de jogos, em vez de tentar desafiar a Sony e a Microsoft. ‘‘O esquema de marketing será diferente. Eles ainda são muito importantes no mercado infantil’’, disse Zachary Liggett, analista da WestLB Panmure em Tóquio.

mockup