As mensagens (1)
A mensagem de final de ano da Segmento Propaganda foi produzida em forma de ‘‘poema em poster’’, com redação de Karmel Meir e direção de arte de Paulo Almeida. O texto merece reprodução:
‘‘O futuro só vale quando se inventa o amanhã, que se transforma em hoje:
* Plante uma árvore, qualquer uma, de qualquer espécie. Mesmo que o jardim ou o quintal para isso, não seja de sua propriedade. Você verá florescer a alegria fresca e verde na segurança do amanhã.
* Faça uma comida gostosa, um prato diferente e simples. Tempere com ternura e orégano, cebolinha, manjericão, uma pitada de carinho. Cozinhe em fogo brando, e sirva para o seu amor. A alimentação é um dos segredos da saúde. Amar faz bem ao coração.
* Não espere a primavera chegar para ofertar afeto, flores e sonhos ao luar. Aproveite o tempo e ame mais. Invente as flores e as estrelas, e entregue a quem você ama.
* Descubra um irmão, veja se você ainda pode ser irmão - de verdade - de alguém. Para isso, consulte o seu próprio coração.
* Abrigue a esperança de um dia, no ventre de uma palmeira, pessegueiro ou jatobá e aprenda que as árvores são verdes por isso, e por você.
* Preste mais atenção aos recados que chegam no vento do amanhecer. Cada novo dia comprova o milagre de existir.
* Viaje mais pelo seu país e pela nossa querida América. Você vai encontrar, na flor de cada paisagem uma estrada nova. E vida.
* Empine papagaio e brinque de roda com seus filhos, sem vergonha nenhuma disso. Faça-o publicamente e mostre que liberdade e poder é fazer alguém sorrir. Inclusive você.
* Solte balões de alegria e nunca abandone a sua estrela, mesmo que ela seja pequena e ande um pouco solitária. Lembre que as estrelas guiam navegadores em alto mar.
* Coma o pão de cada dia com respeito e lealdade, lembrando de abençoar o trabalho. Isso significa observar um trigal às vésperas do florescer.
* Viva do amor e da verdade, brincando com as crianças e aprenda com elas a sinceridade que quase todo adulto perdeu.
* Repare como o medo de errar é uma grande bobagem e como uma lágrima, de repente, pode parecer uma estrela, apontando para algum lugar.’’

As mensagens (2)
Outro texto que vale transcrever acompanhou a ‘‘agenda branca’’ da Opus & Múltipla Comunicações: ‘‘Vamos começar do zero. De agora em diante, estou em suas mãos. Vou para onde me levar a nova vida que você pode começar a escrever agora neste livro em branco. Página por página, espero seguir marcando a realização dos seus melhores planos, das suas mais sonhadas conquistas. O Milênio está zerado. O limite é o infinito. O dia de começar é hoje. E o mais importante de tudo, nessa história que recomeça, é que você seja sempre muito feliz. Nesta contagem progressiva, conte com a gente.’’

Folha Top Summer
Desde o primeiro sábado de janeiro está circulando o novo caderno semanal da Folha de Londrina/Folha do Paraná especial para distribuição no litoral neste verão. São 20 mil exemplares em formato tablóide, com pauta apropriada para quem está vivendo em tempo de férias. Folha Top Summer, com 16 páginas é produzida em parceria com editora da revista Top Magazine.

Vitrina
* Nas duas últimas semanas, por causa dos feriados, o jornal não circulou nas segundas-feiras. As notas acumuladas nesse tempo serão aproveitadas, se possível, nas próximas edições da coluna.
* O resumo do edital de licitação para atendimento das contas de comunicação do Governo do Estado, já publicado, prevê data de entrega das propostas até 17 de fevereiro. O contrato com as atuais agências já venceu e foi prorrogado por mais noventa dias, prazo considerado suficiente para a nova escolha. A verba divulgada, de 27 milhões de reais, está muito menor que as liberadas nos últimos anos. Podem participar, inclusive, agências do exterior.
* Ainda em tempo, os agradecimentos - e retribuição - do colunistas pelas mensagens de fim de ano dos seguintes amigos e leitores: Regina Kracik Teixeira (Oficina de Letras); Opus & Múltipla (J.D. Rodrigues, Desidério Pansera, Gilberto Ricardo dos Santos); Luiz Carlos Carvalho (Gazeta Mercantil Paraná); Propeg Paraná (Rodrigo Sá Menezes, João José Werzbitzki); Segmento Propaganda (Marilda Precoma Podleck e Equipe); Time Comunicações (Nadyesda Almeida Bonet, Márcia Teixeira, Carolina Wolf, Rafaela Salomon e Simone Meirelles); Andrade Vieira Arte, Cidadania; Espaço de Marketing (Silvia Dias e Equipe); Eloi Zanetti; Master Comunicação; Cristina Mendonça (Equilíbrio); Grupo Abril (Marlene Hadid), Lumina Comunicação e Marketing (Angelo Costi, Cladis Schiochet, Lourdes, Rosiane, Suely); Singular Agência de Notícias (Renata, Anna, Josi, Maria Fernanda, Karina, Marta); Marisa e Paulo Rosa; TX Publicidade; Interata Comunicação (Alex, Clovis, Rebelato); Beatriz Dolata (Grupo Sima / Paraná); Alice Varajão (fotógrafa); Alessandra Assad (coluna Comunicação e Mercado); Great Publicidade; Rodrigo Barrozo (Jornal do Estado); Renato Mazaneck (Teorema Propaganda); Carlos Belinasso (Editora O Estado do Paraná); Deayse M. Porto (Colégio Expoente); NQM Comunicação (Wesley e Mônica); Página Um Comunicação (Humberto, Simone Kaneko, Patrícia Stavis, Valtemir Soares, Mariliz); Enfoque Comunicação; Tok & Stok, SINAPRO - Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná; Luiz Gonzaga de Mattos; Paulo Toledo (jornalista, Bauru, SP); MBK Global Marketing; Márcia Luz (Luz Comunicação).

* Esta coluna pode ser lida dentro do site da Folha de Londrina/Folha do Paraná na Internet: www.folhaweb.com.br (clicar em Economia). Correspondência: Rua Canoinhas, 277 - Cep 82560-120, Curitiba, pelo e-mail: [email protected] ou telefone (41) 354-6545 e fax (41) 354-7388.