Negócios podem elevar preços no País
O preço da saca de café subiu 5,4% nas três primeiras semanas de março, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Paraná. O valor chegou a ficar em R$ 367 e subiu a R$ 387, porque os exportadores têm preferido vender o produto no exterior do que dentro do País, diz o técnico da entidade Eugenio Stefanelo. "O preço pago ao produtor aumentou e o consumidor vai pagar mais aqui dentro."
Ainda, o economista Roberto Zurcher, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), completa que toda valorização cambial gera inflação, porque parte dos insumos industriais também são importados.
Por isso, a professora de economia Maria de Fátima Sales, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), acredita que o cenário possa ser perigoso para a inflação. "O dólar tende a ficar em alta em relação a várias moedas, mas o que contribui internamente para a depreciação do real é o cenário político conturbado", diz, ao completar que não há sinal de reversão da situação no horizonte. (F.G.)





