Depois de 45 dias de atrações, a Prefeitura de Londrina encerra as festividades de fim de ano de 2023 e virada para 2024, dando início às desmontagens das decorações instaladas por toda a cidade. A atração principal, no Lago Igapó 2 (região central), que foi a passarela flutuante de 200 metros de cumprimento, recebeu 109.261 mil visitantes. Este local contou com a árvore de 140 mil leds refletindo imagens variadas, inclusive com o vídeo da contagem regressiva para a chegada de 2024.

Mesmo após a virada do ano, a movimentação se manteve na média dos dias anteriores. Neste fim de semana, o último dia de visitação foi expressivo, com quase quatro mil visitantes (3.723). O maior público recebido na passarela do Igapó foi na noite de 31 de dezembro de 2023, quando a contagem regressiva para virada de ano refletida na árvore de Natal atraiu muitas pessoas, rendendo mais de cinco mil que atravessaram a passarela, número recorde dentre os anos de implantação.

O prefeito Marcelo Belinati destacou a força que a atração gera na economia de Londrina. "Milhares de londrinenses, de pessoas de outros estados e de outros países passaram por aqui. Nossa cidade ficou linda e essa movimentação de público fomentou nossa economia, gerou renda e emprego. Mas o principal, é que trouxe esperança. Muitos casais e famílias estiveram aqui e criaram memória afetiva”, afirmou.

DESMONTAGEM

A desmontagem da estrutura flutuante vai iniciar nesta quarta-feira (17) a partir das 12h, e deve continuar até o fim da semana. Assim como feita para o processo de montagem, a rua Professor Joaquim de Matos Barreto vai ficar interditada durante o dia todo entre o trecho da esquina do Lago até o cruzamento com a rua Tijucas. Um guindaste será usado para alçar as placas que formam a plataforma flutuante, além de carretas que vão ser carregadas com toda a estrutura.

As estruturas instaladas em bairros, distritos, rotatórias, Calçadão Central e ruas centrais já começaram a ser desmontadas na tarde desta segunda-feira (15). Começou pelas árvores-vivas no entorno do Lago 2I. Depois, serão removidos o elemento (anjo) da avenida Madre Leônia Milito (zona sul), as decorações da avenida Saul Elkind (zona norte), e, depois, no Calçadão (região central). Os equipamentos localizados em outros bairros serão desmontados na sequência desse roteiro.

LEIA TAMBÉM:

= Começa procura por material escolar nas papelarias

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), órgão responsável pela organização do Natal de Londrina, Alex Canziani, enalteceu o apoio de todos os envolvidos. “É um trabalho em conjunto que envolve vários setores. Agradecemos à imprensa e aos influenciadores digitais que ajudaram também na disseminação de informações, aos ambulantes que trabalharam incansavelmente no atendimento à população, aos varredores de rua que toda a manhã deixavam o Lago impecável e às empresas que contribuíram financeiramente também."

Canziani ainda lembrou dos concursos que geraram interação entre a população, o de Decoração e o de Fotografia. “Trouxemos a movimentação dos concursos de fim de ano que deixaram nossa cidade mais bonita com prédios, casas e Igrejas decoradas e iluminadas, além da movimentação nas redes sociais para o público votar e escolher os concorrentes preferidos”, pontuou.

Quanto à movimentação na área central, onde o Calçadão e a rua Sergipe receberam decorações, incluindo a casinha do Papai Noel, o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Ângelo Pamplona, relatou que a presença foi superior em relação a 2022. “Percebemos que a nossa população e pessoas de fora vieram prestigiar o comércio de rua. E temos relatos de lojistas de que as vendas deste ano superaram o ano anterior”, declarou.

PEDALINHOS

O Quiosque dos Pedalinhos no Igapó 2, que inaugurou um novo espaço de convivência com banheiro e a venda de alimentos, sorvetes, açaí e bebidas não alcoólicas, além de um píer maior, volta com o atendimento em horário normal, das 9h às 19h todos os dias. (Com informações do N.Com)