O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem, em São Paulo, que quer sinalizar à população que as ações a serem tomadas pelo governo interino de Michel Temer são um meio de garantir que em cinco, dez ou 15 anos os aposentados receberão seus benefícios. "Quero sinalizar que as ações a serem tomadas pelo governo não são um fim em si mesmas. São um meio, a rigor, o único, de trazer de volta ao mercado de trabalho os 11 milhões de brasileiros que hoje estão desempregados, reduzir a dúvida de empresários quanto ao futuro de seus negócios, de reduzir a insegurança dos trabalhadores que conseguiram permanecer no emprego, de garantir que em cinco, dez ou 15 anos os nossos aposentados receberão seus benefícios", afirmou ele que deve anunciar novas medidas hoje.
"Importante não é apenas cada um prever quando terá direito ao beneficio. É muito importante que todos tenham a segurança de que esse beneficio será pago, que haverá solvência do Estado e da Previdência para pagar isso no futuro." O ministro não quis dar detalhes sobre as medidas, mas disse que sua equipe ainda está trabalhando no processo. "Tem que ficar claro que não pode ser mera declaração de intenção, de vontade, ou medida só de curto prazo", disse.
Meirelles insistiu que o ajuste será viabilizado pela arrecadação crescente, ressalvando diversas vezes que o processo começa pelo rígido controle de despesas, das contas públicas. "O aumento da arrecadação é algo que tem que vir como consequência do processo e não como pressuposto de saída do processo. Isto tem que ficar muito claro e as regras têm que deixar isso de maneira absolutamente transparente e inequívoca."

mockup