Na Região Noroeste, Maringá e Paranavaí fecharam agências porque identificaram casos de Covid-19 entre os seus funcionários. O secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, José Carlos Leopoldino, informou que em Maringá, até quinta-feira (6), havia três agências fechadas por episódios de contaminação por coronavírus. “Uma foi do banco Santander e duas do banco Bradesco. Nesta sexta-feira (7) tivemos a abertura do banco Santander porque passou pelo processo de sanitização e os funcionários foram trocados por outros de outras agências para poder abri-la”, relatou.

Agência  Bradesco de Maringá suspendeu o atendimento devido aos casos de Covid-19.
Agência Bradesco de Maringá suspendeu o atendimento devido aos casos de Covid-19. | Foto: Sindicato dos Bancários de Maringá e Região

Segundo ele, o Ministério da Saúde exige que em caso de positivo seja feita a sanitização da agência e a troca da equipe para que o grupo que foi exposto ao vírus fique 72 horas em casa. “Caso eles não tenham sintomas, podem voltar ao trabalho. No caso do Bradesco, as duas agências permanecem fechadas e devem reabrir só na segunda-feira, porque não possuem efetivo para substituir os funcionários como o Santander fez.”

Leopoldino explicou que o Bradesco deve sanitizar o prédio provavelmente de sexta-feira a domingo. “Na segunda-feira, os funcionários que apresentarem resultado negativo nos testes voltam ao trabalho. Se eles tiverem essa condição reabrem a agência.”, destacou. Ele ressaltou que a agência só permanecerá fechada se houver problema de agenda da empresa de sanitização e não puder fazer o serviço. “Nesse caso a agência permanece fechada até a sanitização ser feita.”

Cartaz indica que agência foi fechada devido aos casos de Covid-19.
Cartaz indica que agência foi fechada devido aos casos de Covid-19. | Foto: Sindicato dos Bancários de Maringá e Região

Leopoldino falou que, no total, foram seis funcionários que apresentaram resultados positivos no teste do novo coronavírus, mas que os funcionários atingidos podem chegar a 60, já que entraram em contato com as pessoas contaminadas. “Isso porque todos eles circulam em áreas comuns e, apesar de usarem máscaras e álcool em gel, há sempre a possibilidade de contaminação no almoço, na cozinha ou no banheiro, mesmo que o banco sanitize os espaços a cada duas horas com álcool 60º”, destacou.

PARANAVAÍ

O presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região, Wendrel Minare Vieira, ressaltou que em Paranavaí o único banco que teve problemas após as festas de fim de ano foi o Bradesco. "Foram cinco pessoas infectadas e o banco fechou. No dia 5 teve um bancário que entrou em contato conosco informando que uma pessoa tinha sido positivada. Entrei em contato com o gerente geral da agência e ele disse que acionaria todos os protocolos de afastamento de funcionários bem como pedindo a testagem deles e a desinfecção da agência, mas a gente ficou sabendo que a agência abriu novamente , mesmo com o caso de Covid-19. No dia 6 a gente descobriu que havia mais quatro positivados. Entrei em contato com eles novamente, mas somente hoje (7) que a agência foi fechada de fato e os funcionários foram afastados", destacou.

"Infelizmente a gente sabe que acaba acontecendo isso, porque o banco pressiona para o cumprimento de metas e acaba tentando postergar o fechamento. Ele brinca com a vida dos funcionários", reclamou Vieira.

Ele relatou que no ano passado houve vários outros casos. "Geralmente o Bradesco é banco que tem mais contaminações. A gente não sabe se é pelo volume de pessoas que frequentam por causa do INSS, ou se é por causa das pessoas que optam mais pelo serviço de autoatendimento, ou se o público é formado por quem curte mais balada. A gente não entende muito bem isso. No ano passado foram quatro intervenções no Bradesco: fechamento, interdição e troca de turno. Em um dos episódios o pessoal que estava em home office cobriu o pessoal que estava em quarentena", destacou.

POSIÇÃO DOS BANCOS

A assessoria de imprensa do Santander afirmou que realizou a sanitização de suas agências de Paranavaí e Maringá e que elas devem abrir normalmente na segunda-feira.

A assessoria do Bradesco informou que em caso de confirmação de funcionário de agência estar com o novo coronavírus, o banco opta pelo fechamento temporário da unidade para a realização do processo de sanitização no prédio. "Trata-se de medida preventiva que tem o objetivo de evitar o risco de propagação da doença."