| |

Economia 5m de leitura

Musk está 'interessado' em ofertar internet em voos no Brasil, diz Anatel

ATUALIZAÇÃO
30 de maio de 2022

Folhapress
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Musk está 'interessado' em ofertar internet em voos no Brasil, diz Anatel

São Paulo - Após o bilionário Elon Musk, dono das empresas Tesla e SpaceX, fazer uma viagem ao Brasil que culminou na formalização de um plano com o governo para o monitoramento ambiental da Amazônia, o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Carlos Manuel Baigorri, disse à colunista Malu Gastar, do jornal "O Globo", que o empresário também tem interesse em ofertar internet em voos comerciais no país.

Além da promessa de conectar 19 mil escolas em áreas rurais, Musk e executivos da Starlink também teriam sinalizado a conselheiros da Anatel que vão pleitear autorização para a oferta de internet de banda larga aos passageiros dessa categoria de viagens aéreas.

"Ele se mostrou muito interessado nesse mercado de aviação comercial e perguntou sobre a necessidade de outorga para oferecer internet em aviões comerciais", afirmou Baigorri.

Segundo o presidente da Anatel, a conversa com Musk caminhou no sentido de ele dar explicações esclarecendo como seriam esses trâmites —nesse caso, uma outorga de SLP (Serviço Limitado Privado). Ainda de acordo com o Baigorri, esse procedimento é "bastante simples" e poderia ser concedido em 10 dias úteis.

No mês passado, a Starlink fechou acordo com a empresa Hawaiian Airlines, que prevê a disponibilização do serviço gratuitamente em voos domésticos no território americano e em voos internacionais da companhia para a Oceania e a Ásia.

Dono de uma fortuna estimada pela revista Forbes em US$ 230 bilhões (cerca de R$ 1 trilhão), Musk se encontrou no último dia 20 com o presidente Jair Bolsonaro (PL) no interior de São Paulo. O evento reuniu empresários e integrantes do primeiro escalão do governo federal.

Na ocasião, Bolsonaro disse que críticos "difundiriam mentiras" em todo o mundo a respeito do panorama socioambiental na Amazônia. Ele, porém, não informou que mentiras seriam essas.

"Nós pretendemos, precisamos e contamos com Elon Musk para que a Amazônia seja conhecida por todos no Brasil e no mundo, a exuberância dessa região e como ela é preservada", declarou Bolsonaro a Musk durante evento realizado em um hotel em Porto Feliz.

Leia mais: https://www.folhadelondrina.com.br/politica/fazenda-preve-perda-de-r-63-bilhoes-ao-parana-com-limite-no-icms-3206113e.html

Bolsonaro também disse que o bilionário poderia "estar preocupado consigo próprio", mas que decidiu, em ato de altruísmo, viajar o mundo em defesa do que o governante brasileiro entende ser a "liberdade".

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS