Multinacional e ALL investem em porto
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de agosto de 2006
Da Redação 
A América Latina Logística (ALL) e o Agrenco Group fecharam contrato de movimentação de cargas na Argentina com duração até 2015, prorrogável por igual período. O acordo prevê um volume anual de 600 mil toneladas em 2007 e 1 milhão de toneladas entre 2007 e 2015, atrelado a investimentos em via permanente e locomotivas, realizados pela ALL, e vagões e terminais, feitos pela Agrenco.
Estão previstas a construção de seis novos terminais, nas cidades de Posadas, Salto, Rojas, Basabilbaso, Villa Dominguez e Villaguay, e compra de 600 vagões até 2008. As cargas terão como destino o Porto del Guazú.
Localizado à margem esquerda do rio Paraná Guazú, o porto del Guazú - primeiro porto privado de Entre Rios - começará a operar em janeiro de 2007. Com posição estratégica, pode se tornar a saída natural para a produção, predominantemente cerealista, do norte do país e sudeste do Paraguai, hoje destinada aos Portos de Rosário, Buenos Aires e Nova Palmira, no Uruguai.
Para a ALL, o negócio otimiza seu acesso portuário no país, e permite um avanço significativo da empresa no mercado de grãos e cereais da Argentina e do Paraguai. ''O Porto del Guazú torna-se a melhor alternativa de exportação para cereais produzidos no Paraguai - até então escoados pela empresa por meio do Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul -e permite captar volumes antes não acessados, como a soja proveniente das regiões cerealeiras de Entre Ríos e Rojas'', afirma Eduardo Pelleissone, diretor de commodities agrícolas da ALL.
Para a Agrenco, o novo porto permitirá dobrar sua capacidade de escoamento de grãos na região da Argentina e Paraguai, passando de 1,5 milhão de toneladas para 3 milhões, entre soja, farelo de soja e milho. Antes do acordo, a soja era escoada por portos na Argentina e no Uruguai, o que envolvia custos mais elevados. Agora, será possível levar o produto do Paraguai e Entre Ríos para clientes da companhia na Ásia.
''Com o uso da ferrovia, teremos uma economia significativa no transporte da carga, fundamental para mantermos a competitividade'', afirma o presidente da Agrenco, Antonio Iafelice. ''Consideramos importante diversificar operações e mercados para enfrentar as adversidades que o setor vem enfrentando''.
O terminal e o acordo com a ALL permitirão à Agrenco consolidar sua posição na América Latina, onde atualmente responde por um volume de 14 milhões de toneladas de grãos.


