Imagem ilustrativa da imagem Mulheres mantêm projeto para dar visibilidade ao turismo
| Foto: Divulgação

O gosto pelas riquezas culturais e naturais brasileiras uniu mulheres de diferentes estados do país. Assim nasceu o projeto “Elas pelo Brasil”, que tem como objetivo divulgar as potencialidades turísticas do país. A estratégia encontrada por elas foi criar um canal na internet para produzir conteúdo.

O canal especializado em turismo (@projetoelaspelobrasil) , criado há cerca de um ano, já é referência no mundo virtual e se destaca pela criatividade e qualidade do conteúdo publicado e pelo formato proposto. “É um canal com a missão de dar visibilidade ao turismo brasileiro a partir de vozes femininas, amantes do segmento, que promovem a divulgação de destinos turísticos e as mais variadas peculiaridades do segmento em todas as 27 unidades da federação”, destaca a londrinense Ana Elisa Gonçalves.

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Na semana passada, elas realizaram o primeiro encontro do Elas pelo Brasil no Pará. Além da capital, Belém, o grupo composto por representantes de 16 estados também conheceu os atrativos de Salinópolis, no litoral paraense, e Augusto Corrêa, cidade do nordeste paraense banhada pelo rio Urumajó. A programação a convite do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur-PA), com o apoio da Azul Linhas Aéreas, durou nove dias.

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O evento permitiu que as produtoras de conteúdo pudessem trocar experiências, além da oportunidade em conhecer o potencial turístico da região, participaram de mesa técnica de debate. “A capital paraense tem uma cultura muito rica e muito particular, muito ligada à terra e aos rios. A gastronomia é o ponto alto, que envolve vários personagens marcantes”, exalta.

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Como lição para o Paraná, ela destaca a rota rural criada recentemente no nordeste paraense, na região conhecida como Amazônia Atlântica. “Tudo começou com um sítio de produção de bacuri. A proprietária viu nos potenciais turísticos a oportunidade de aumentar suas vendas. Com o apoio de uma rede de parceiros, foi criada uma rota de turismo rural com hospedagens, restaurantes e passeios de barcos com pescadores. É uma oportunidade incrível de imersão nessa cultura da Amazônia Atlântica, próxima do mar”, conta.

A rota, da qual as produtoras de conteúdo viraram embaixadoras, é apontada por Gonçalves com um exemplo que o Paraná poderia seguir. “Aqui no nosso Estado temos alguns destinos turísticos estruturados que se desenvolvem por si só. Nosso desafio é impulsionar o turismo no interior por meio de rotas estruturadas, a exemplo do que acontece no Rio Grande do Sul, por exemplo. Temos muitos atrativos no Paraná que podem ser transformados em produtos. É questão de apoio e visão de negócio”, analisa.

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