O comércio de rua no primeiro sábado de 2016 estava em clima de "ressaca" na região central de Londrina. Um dos motivos pelo baixo movimento se deve à temporada de viagem de férias de muitos londrinenses ou aqueles que saíram da cidade para comemorar a virada do ano e ainda não retornaram.

Marcos Rambalducci, consultor econômico da Associação Comercial e Industria de Londrina (Acil), observa que o comércio no primeiro sábado do ano teve um clima de morosidade. Ele afirma que o período é de menor intenção de compra e poucas pessoas saem para comprar. Solange Picolo Ramos, gerente da loja Billie, localizada próximo à Catedral Metropolitana, afirma que normalmente o sábado é dia de troca de presentes e possui muita gente circulando no centro da cidade.

Porém, o dia 2 de janeiro foi atípico, com o movimento foi muito aquém do que Solange esperava. Como normalmente os londrinenses viajam nesta época do ano, a empresária afirma que os comerciantes queriam aproveitar o sábado para conquistar as pessoas que vêm de outras cidades para passar os feriados de final de ano em Londrina. "Era para estar lotado", lamenta a gerente da Billie.

Mesmo no período pós-Natal, dia 26 de dezembro, Solange conta que o movimento também foi frustrante. A gerente salienta que até mesmo as trocas de presentes foram fracas.

Carlos Den, sócio-proprietário da Miss Biju, afirma que o movimento foi baixo no período da manhã. Ele estima que as vendas não devem ser favoráveis neste primeiro sábado do ano. Elias Lombardi, gerente administrativo da Bolivar, abriu as portas sem grandes expectativas. "Estamos aqui para atender os nossos clientes", destaca o gerente.

Ed Nogueira de Azevedo, assessor jurídico do Sindicato do Comércio Varejista (Sincoval), afirma que, conforme a convenção coletiva do setor, o comércio estará fechado amanhã, dia 4 de janeiro.

mockup