Começou na terça-feira (28) a 19ª edição do BelaSafra. Flávio Andreo, CEO da Belagrícola, destaca que o evento começou com o pé direito. “O clima está agradando e também o momento da soja está ajudando. Para quem não veio ainda, temos quarta, quinta e sexta-feira.Tudo está muito bem organizado e temos propostas muito boas para os clientes. A gente trabalha com um número de R$ 250 milhões como nosso objetivo de negócios no evento, um aumento de 20% em relação ao ano passado”, destaca.

Imagem ilustrativa da imagem Movimento da BelaSafra 2020 reflete bom momento para o agricultor

Andreo ressalta que em termos de estrutura física, a feira está parecida com a do ano passado. “Os estandes estão melhores do que os do ano passado. O campo está muito bonito, mas o que a gente vê é uma efetividade maior de negócios. O produtor já percebeu que este é o momento dele. Desde às 9 horas, quando a gente abriu o evento, já havia gente sentada fechando negócio. Eu acho que está com demanda mais alta que no ano passado”, aponta. O CEO ressalta que esse movimento reflete o momento do produtor rural. “É um momento de otimismo com a soja que está aqui, que está bonita. O momento é de relação de troca ideal para fazer o negócio”, argumenta.

Andreo explica que o produtor tem sempre a percepção do que está acontecendo perto da região dele. “Ele quer saber quais as variedades que estão funcionando ou não. Aqui ele vê as variedades novas das quais ouviu falar que surgiram. Aqui é a hora de vir ao campo, tirar as dúvidas, enxergar a diferença e ver nos detalhes o que proporciona isso. Depois disso é chegar no balcão de negócios e garantir o produto que ele quer, diferenciado, pois os produtos mais demandados vão acabando rápido. É definir e garantir a variedade da soja que ele quer no ano que vem”, explica.

Outro destaque do Bela Safra é o o “Balcão de Negócios”, uma área exclusiva para operações comerciais em barter, através da antecipação de safra e troca de grãos por insumos e produtos.

O coordenador do evento, Fernando Melatti Moreira, ressalta que este ano estão presentes 48 expositores e a expectativa é de que nove mil pessoas passem por lá. “Projetamos um aumento de público em relação ao ano passado, que foi de 8,5 mil. É um evento exclusivo aos agricultores, ou seja, o público está todo focado no agronegócio. A receptividade está sendo bem legal”, destaca Melatti. “A gente investiu em trazer mais informação e tecnologia. Foram mais de 500 pessoas trabalhando por 30 dias para trazer um evento de sucesso e conseguir atender mais de duas mil pessoas por dia”, ressalta. Entre as autoridades que são esperadas no Bela Safra está o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, que visitará o BelaSafra nesta quarta-feira (‪29‬), a partir das ‪8h30‬.

O Bela Safra será realizado até sexta-feira (31), na Unidade de Difusão de Tecnologia da Belagrícola (antigo Buffet Arejo), em Cambé (PR), na Rodovia Celso Garcia Cid, km 92. O espaço total da feira possui 17 hectares, dos quais 11 são destinados a experimentos agrícolas e difusão de tecnologias, com lançamentos em genética, nutrição, fertilizantes, proteção de plantas e serviços. O mote deste ano é "Nós somos o Agro”, cujo conceito é unir todos os envolvidos na cadeia produtiva sob uma mesma identidade, que ressalte as características e qualidades do setor produtivo.

Dez anos de Bela Sementes

Este ano a Belagrícola também comemora os 10 anos da Bela Sementes. "A empresa investiu em produzir sementes de qualidade. Trata-se do único insumo vivo com o qual o agricultor trabalha, que é a semente. Realmente investimos para trazer soluções de qualidade”, destaca Fernando Melatti.

João Carlos Guedes trabalha na Bela Sementes e ressalta que a cada ano o público vem crescendo mais. “A gente vem trazendo mais tecnologia ao produtor e inovando. Essas inovações vão mudando a forma de pensar do agricultor. Aquela agricultura velha vai ficando para trás. Há produtos que saem do mercado e outros entram. Essas mudanças a gente procura trazer a cada ano, informando as novidades”, destaca.

Uma das pessoas que foi ao local em busca de novas informações foi o produtor Edson Sérgio Augusto, de Centenário do Sul (Norte do Paraná). Ele quis ver de perto as novas variedades e buscar mais conhecimento sobre o milho e a soja. "Está muito bom, porque a produção está bonita. Eu plantei um lançamento e vim conferir aqui como ele se comporta no campo, pois aqui o ciclo é mais adiantado. Parece que as plantas estão boas, então a perspectiva de colheita é boa. A única diferença é que Centenário do Sul é mais seco que Londrina, pois lá tem problema de chuva", destaca. Ele, que possui 200 alqueires, tem optado por realizar duas safras por ano. "Para fazer três safras precisaria implantar irrigação", destaca.