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Economia 5m de leitura

Movimento contra o pedágio na PR-445 ganha força em Londrina

ATUALIZAÇÃO
19 de fevereiro de 2021

Simoni Saris - Grupo Folha
AUTOR

 A mobilização contra o pedágio na PR-445 começa a ganhar força e, neste sábado (20), lideranças comunitárias, produtores rurais, comerciantes, moradores dos distritos e patrimônios da zona sul e de outras regiões de Londrina farão um protesto contra a instalação da praça de pedágio na rodovia. O novo modelo de concessão das rodovias paranaenses elaborado pelo governo federal prevê um posto de cobrança no trecho urbano no quilômetro 57 da PR-445, próximo à Eletrosul. A mobilização “Não ao pedágio na PR-445" acontece às 8h30, em frente ao antigo Posto Serrinha e ao entreposto da Cocamar. 

A praça de pedágio entre Londrina e Tamarana seria uma das 15 novas praças de pedágio que se somariam às 27 já em operação no Anel de Integração. Segundo a Frente Parlamentar do Pedágio, a tarifa inicial custaria R$ 9,35, podendo chegar a R$ 13,09 após a duplicação, com a aplicação dos 40% de degrau tarifário previstos no projeto de concessão. 

 

 Os produtores rurais serão afetados pela cobrança do pedágio, mas não serão os únicos, apontou Oliva. Moradores dos distritos que trabalham ou estudam na zona urbana de Londrina e empresas localizadas na rodovia também serão bastante prejudicados. “Quem vai querer ter uma empresa em um local que será pedagiado? Agora que estávamos animados com a duplicação vem uma bomba dessa”, lamentou o agricultor. 

Integrante da Frente Parlamentar do Pedágio, o deputado estadual Tercilio Turini (Cidadania) considera a cobrança de pedágio na PR-445 um “prejuízo ao desenvolvimento da região”. Sete dos oito distritos de Londrina sofreriam o impacto: Espírito Santo, São Luiz, Guaravera, Maravilha, Irerê, Paiquerê e Lerroville. Além dos distritos, seria prejudicada também a comunidade dos patrimônios, como Regina, Guairacá e Taquaruna, a população da área urbana de Londrina e os moradores de Tamarana, que têm Londrina como referência. “O desenvolvimento de Londrina depende muito da PR-445. É uma região em expansão e, no futuro, vamos ter muitos empreendimentos de lazer e o pedágio seria um transtorno na vida de todo mundo”, afirmou o parlamentar.

 

Na última quinta-feira (18), Turini participou de uma reunião com lideranças de Tamarana para discutir o novo modelo de pedágio e a instalação da praça na PR-445. Da reunião, saiu uma carta aberta cobrando o apoio e o envolvimento do governador Carlos Massa Ratinho Junior no movimento contra o novo posto de pedágio. “Não podemos permitir novos imbróglios, não podemos errar porque é um contrato de 30 anos que pode ser prorrogado por mais cinco anos, indo até 2056”, reforçou o deputado. 

 

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