A mobilização contra o pedágio na PR-445 começa a ganhar força e, neste sábado (20), lideranças comunitárias, produtores rurais, comerciantes, moradores dos distritos e patrimônios da zona sul e de outras regiões de Londrina farão um protesto contra a instalação da praça de pedágio na rodovia. O novo modelo de concessão das rodovias paranaenses elaborado pelo governo federal prevê um posto de cobrança no trecho urbano no quilômetro 57 da PR-445, próximo à Eletrosul. A mobilização “Não ao pedágio na PR-445" acontece às 8h30, em frente ao antigo Posto Serrinha e ao entreposto da Cocamar.

A praça de pedágio entre Londrina e Tamarana seria uma das 15 novas praças de pedágio que se somariam às 27 já em operação no Anel de Integração. Segundo a Frente Parlamentar do Pedágio, a tarifa inicial custaria R$ 9,35, podendo chegar a R$ 13,09 após a duplicação, com a aplicação dos 40% de degrau tarifário previstos no projeto de concessão.

Imagem ilustrativa da imagem Movimento contra o pedágio na PR-445 ganha força em Londrina
| Foto: Divulgação

Os produtores rurais serão afetados pela cobrança do pedágio, mas não serão os únicos, apontou Oliva. Moradores dos distritos que trabalham ou estudam na zona urbana de Londrina e empresas localizadas na rodovia também serão bastante prejudicados. “Quem vai querer ter uma empresa em um local que será pedagiado? Agora que estávamos animados com a duplicação vem uma bomba dessa”, lamentou o agricultor.

Integrante da Frente Parlamentar do Pedágio, o deputado estadual Tercilio Turini (Cidadania) considera a cobrança de pedágio na PR-445 um “prejuízo ao desenvolvimento da região”. Sete dos oito distritos de Londrina sofreriam o impacto: Espírito Santo, São Luiz, Guaravera, Maravilha, Irerê, Paiquerê e Lerroville. Além dos distritos, seria prejudicada também a comunidade dos patrimônios, como Regina, Guairacá e Taquaruna, a população da área urbana de Londrina e os moradores de Tamarana, que têm Londrina como referência. “O desenvolvimento de Londrina depende muito da PR-445. É uma região em expansão e, no futuro, vamos ter muitos empreendimentos de lazer e o pedágio seria um transtorno na vida de todo mundo”, afirmou o parlamentar.

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Na última quinta-feira (18), Turini participou de uma reunião com lideranças de Tamarana para discutir o novo modelo de pedágio e a instalação da praça na PR-445. Da reunião, saiu uma carta aberta cobrando o apoio e o envolvimento do governador Carlos Massa Ratinho Junior no movimento contra o novo posto de pedágio. “Não podemos permitir novos imbróglios, não podemos errar porque é um contrato de 30 anos que pode ser prorrogado por mais cinco anos, indo até 2056”, reforçou o deputado.

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