Com expectativa de comercializar R$ 200 milhões, a Movelpar 2005 Feira de Móveis do Paraná, será aberta oficialmente hoje, às 20 horas, no auditório do Expoara, em Arapongas, reunindo autoridades, empresários e lojistas do setor. A feira prossegue até o dia 25, das 13 às 20 horas. Devem passar pelo local aproximadamente 25 mil pessoas entre lojistas nacionais e internacionais e profissionais ligados ao setor moveleiro.
O diretor executivo da Expoara, Rubens Ortiz, salienta que a maioria dos negócios deverá ser fechada pós-feira. ''Pelo menos 80% da comercialização acontece após a feira, devido aos contatos gerados durante o evento'', estima Ortiz, informando que as vendas também poderão ser feitas através do site www.portaldomobiliário.com.br, que vai permanecer no ar por seis meses. As compras poderão ser realizadas virtualmente. ''Isso é inédito no Brasil. Quem tiver interesse de ver o que a feira mostrou, daqui a dois meses poderá acessar a internet.''
Ortiz já contabiliza 9.820 pessoas de diversas regiões credenciadas por e-mail para o evento. ''Já superamos os credenciamentos realizados nos primeiros dias de feira do ano passado'', comentou. Segundo ele, durante os cinco dias do ano passado, 18 mil pessoas visitaram a Movelpar.
Em sua 5 edição, a Movelpar reúne 190 expositores das regiões sul e sudeste, e representa hoje a principal feira dirigida à reposição de estoques dos grandes magazines do País. Pelo menos 40% deles são do Paraná e o restante de sete estados brasileiros. Além dos empresários brasileiros, 20 importadores de 16 países participarão de rodadas de negócios com expositores.
Eles vêm através do Projeto Comprador, realizado pela Agência de Promoção e Exportação (Apex) e Brasilian Furniture, programa de incremento à exportação de móveis, ligado à Associação Brasileira do Mobiliário (Abimovel), que vem estimulando a exportação de móveis brasileiros desde 2000.
Os compradores internacionais vêm da Guatemala, El Salvador, Argentina, Polinésia Francesa, Estados Unidos, Namíbia, México, Peru, Honduras, Chile, Espanha, África do Sul, Angola e Zâmbia. Eles estão interessados em comprar das fábricas brasileiras produtos como dormitórios, racks, estantes, salas de jantar, cozinhas, home theater, móveis infantis, estofados, entre outros.
Outro diferencial da feira será a segunda edição do Prêmio Design Movelpar que vai premiar o melhor projeto em design de móveis com a apresentação de 27 projetos pré-selecionados dos 130 inscritos.
Amanhã acontece o II Seminário do Núcleo de Inovação e Design de Móveis que vai discutir ''As ferramentas do Design na Indústria Moveleira'', aberto a empresas, profissionais e estudantes dos setores moveleiro e design. A feira vai ter também o Espaço Design da Associação dos Designers de Produto que vai mostrar uma exposição de trabalhos de designers de todo o país em sistema de painéis.

mockup