Mostra tem inventos das mais diferente áreas
PUBLICAÇÃO
sábado, 20 de outubro de 2007
Giancarlo Franquini<br> Especial para a Folha 
As novidades apresentadas dentro da 3 Mostra Tecnológica de Maringá chamam a atenção pela variedade de inventos expostos. O evento termina hoje e é aberto ao público. No total, são 54 participantes apresentando criações para os mais diferentes segmentos. A maioria deles está ligada à Incubadora Tecnológica de Maringá, que tem parcerias com o Cesumar (Centro Universitário de Maringá), a UEM (Universidade Estadual de Maringá), já outros inventaram seus próprios produtos em casa e na Incubadora Tecnológica de Maringá (ITM).
Um exemplo de inventor que apostou na sua idéia e agora tenta transformar seu produto em negócio é Paulo Inácio da Silva. Ele desenvolveu o álcool sólido e há algum tempo vem trabalhando para colocar o produto no mercado. Silva conta que por muitos anos trabalhou em empresas de produtos químicos e lá teve essa idéia.
''Estava trabalhando com outros produtos e acabei chegando a esse. O segredo está no estabilizador que desenvolvi para deixar o álcool em estado sólido'', revela o criador, que já registrou a patente de sua idéia. Silva acredita que seu produto será muito útil para acender churrasqueiras, lareiras e para ser usado em restaurantes. ''A grande vantagem é que ele não explode e queima até dentro da água'', informa.
Artur Tsuguiyoshi Hara, outro inventor presente na feira, está desenvolvendo um equipamento que ajuda o produtor rural a controlar seu aviário de frango. O equipamento é capaz de medir a temperatura, a umidade e quanto as aves estão comendo. ''O produto está na fase final de aperfeiçoamento e o produtor poderá ter as informações da situação do aviário pelo celular e pela internet'', explica.
Segundo ele, já existem equipamentos nesse sentido, mas todos são importados. Por isso, acredita que seu produto terá boas perspectivas porque terá um preço competitivo. Na opinião dele, esse incentivo dado dentro do ITM com a mostra e com o acompanhamento, é fundamental para os inventores. ''Dentro do instituto recebemos um apoio importante de marketing para colocar o produto no mercado'', frisa.
Entre os inventores, uma das maiores preocupações é conseguir colocar o produto dentro do seu mercado. O consultor de vendas Fábio Gonçalves de Oliveira estava apresentando na mostra um software para gerenciamento dentro das empresas. ''Nosso produto é capaz de controlar todo o funcionamento interno da empresa e ainda cadastrar clientes. Com ele o empresário pode ter uma visão geral do seu negócio'', revela.
Porém, a maior dificuldade é fazer o empresário entender que o software pode ser um investimento e não um custo. De acordo com Gonçalves, seu foco principal são empresas de médio e pequeno porte, mas nesse segmento, a preferência ainda é por equipamentos de produção e não por produtos de gerenciamento.
Para um dos coordenadores da Mostra, Álvaro Gilmar de Araújo, o grande desafio para os inventores é transformar suas idéias em negócios rentáveis. Muitos passam anos sem conseguir colocar seu produto de forma consistente no mercado consumidor, mesmo tendo algo inovador e de boa qualidade. ''A mostra é importante nesse sentido, porque ajudar os inventores a divulgarem seus produtos. No entanto, aqui também queremos que eles encontrem formas de manter esses contados'', frisa.
O ITM é importante porque oferece esse apoio aos inventos e os ajudam a ver o produto também como um negócio. ''Na maioria dos casos quem inventa tem dificuldade para fazer a negociação de vendas'', observa.
SERVIÇO
- Serviço: A 3 Mostra Tecnológica que acontece com com a Feira Metalmecânica no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, podem ser visitadas ainda hoje das 16 às 22 horas.


