A presidente do Expoara, Rosana Belo, afirma que a Mostra Móveis é uma iniciativa nova, que visa promover negócios rápidos e com baixo custo para o expositor. "É um investimento pequeno, muito objetivo, de três dias, para fechar negócios. Cada expositor convidou os lojistas, os clientes, para mostrar lançamentos e fechar negócios."
O objetivo é tornar o evento anual, mas com o diferencial de focar somente nas vendas, em relação à já tradicional Movelpar, que ocorre a cada dois anos, é nacional e traz expositores de máquinas, tecnologias e fabricantes de móveis.
O presidente do Sima (Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas), Irineu Munhoz, afirma que a representatividade do setor na região é grande e é preciso fortalecer as relações com varejistas do País e do exterior para garantir não somente o aumento na produção, mas na geração de empregos. "Temos as rodadas de negócios, tanto a nacional quanto a internacional, e estamos com quase 50 compradores de 14 países, negociando diretamente com 68 empresas exportadoras de móveis."
Segundo o estudo do Iemi Inteligência de Mercado, Arapongas é a cidade brasileira que mais emprega na indústria moveleira, com 9,3 mil trabalhadores. Ainda, as vendas de produtos de madeira chegam a 84% de tudo que é embarcado em móveis e colchões para o exterior. O Paraná é o terceiro maior exportador do País, com 14,7% do total vendido, atrás apenas de Santa Catarina (39,6%) e Rio Grande do Sul (32,1%). (F.G.)