Morreu nesta segunda-feira (23), aos 88 anos, Henrique Pedro Nesello. Ele viveu grande parte da vida na Região Oeste do Paraná e destacou-se no agronegócio por ser um grande incentivador da suinocultura no Estado. Foi presidente da Associação Brasileira de Suinocultores. Seu empenho na expansão do setor lhe rendeu uma homenagem na Sociedade Rural do Paraná. O pavilhão de criadores de suínos no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina, leva seu nome.

Nesello nasceu em 10 de novembro de 1930, em Rio Quinto, Marcelino Ramos (RS). Ainda na casa dos pais, atuou nos negócios da família, trabalhando na agricultura e no moinho de cereais. Em 1957, aos 27 anos de idade, mudou-se para a localidade de Lopeí, no município de Cascavel, no Oeste paranaense, no limite com a cidade de Toledo. Como agricultor, especializou-se na suinocultura. Em sua propriedade rural fundou uma empresa de embutidos, a Indústria e Comércio de Alimentos S/C, que o alçou ao posto de delegado e presidente da Associação Regional de Suinocultores do Oeste Paranaense, abrangendo 32 municípios.

Posteriormente, presidiu também, por quatro anos, a Associação de Suinocultores do Paraná e por mais quatro anos, a Associação Brasileira de Suinocultores. Foi vice-presidente da Coopagro (Cooperativa Agrícola do Oeste do Paraná) e dirigiu o Sindicato Patronal de Toledo.

Depois de quase cinco décadas atuando no agronegócio paranaense, em 2003 Nesello mudou-se para Palmas, capital tocantinense, onde junto com os filhos fundou a empresa Mix Alimentos, empresa distribuidora de produtos alimentícios que atendia não só o Tocantins, mas vários outros estados do País. De fôlego incansável, na Universidade Federal do Tocantins frequentou o curso de gerontologia social, tendo se especializado nessa área.

Nesello faleceu na manhã desta segunda-feira, em Palmas. Deixou esposa, filhos, netos e bisnetos.