Montadoras reduzem produção; revendas aumentam compras
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 05 de setembro de 2002
Agência Estado 
São Paulo - O período de férias coletivas concedido por grande parte das montadoras reduziu a produção de veículos em agosto, quando foram fabricados 137.577 unidades, total 6,4% inferior ao de julho e 11,3% menor que o de agosto de 2001. Mesmo assim, as vendas de veículos nacionais e importados no atacado (das fábricas para as concessionárias) aumentaram 14,9% em agosto, na comparação com julho.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram comercializadas 128.739 unidades no mês passado, ante 112.084 veículos em julho. Em relação a agosto de 2001, houve queda de 2,4%.
No acumulado dos primeiros oito meses do ano, a produção de veículos alcançou 1,155 milhão de unidades, total 10,9% inferior ao do mesmo período do ano passado. A queda nas vendas no período atingiu 15,2%, com um volume comercializado de 960,1 mil veículos de janeiro a agosto deste ano.
As exportações totalizaram US$ 336 milhões em agosto, o correspondente à queda de 6,9% em relação a julho. Na comparação com agosto de 2001, no entanto, houve aumento de 11,7% na remessas das montadoras. De janeiro a agosto, as vendas externas somaram US$ 2,479 bilhões, com retração de 11,4% em um ano.
A Anfavea, que projetava aumento de 5% na produção deste ano, para 1,9 milhão de veículos, estima agora que o volume seja igual ao de 2001. Em relação às vendas, a previsão é de volume 6% menor este ano, para 1,5 milhão de veículos. Até o mês passado, a entidade projetava crescimento de 3% em relação a 2001, para 1,65 milhão de veículos.
As promoções realizadas pelos fabricantes de veículos nos últimos meses resultaram, em agosto, em um aumento das vendas no varejo pelo segundo mês consecutivo. Segundo a Anfavea, foram comercializadas 134,7 mil unidades, volume 8,3% maior que o de julho e 0,6% superior ao do mesmo mês de 2001.''
Os estoques nos pátios das montadoras e das concessionárias caiu no mês passado. No fim de julho, o volume de unidades em estoque era de 156,8 mil veículos, o que correspondia a 40 dias de vendas. Em 31 de agosto, o total foi reduzido para 32 dias de comercialização, o equivalente a 139,8 mil veículos.


